Ontem (24.05), o presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa, anunciou que um novo concurso público foi aprovado e deve oferecer até 300 vagas para o cargo de Escriturário.
De acordo com o comunicado, o edital deverá ser lançado até julho de 2022 e as oportunidades serão para candidatos de nível médio.
Espera-se que as provas sejam realizadas em outubro de 2022 e o resultado final apresentado em janeiro do próximo ano.
Cargos e Vagas
Das 300 vagas para Escriturário divulgadas para o concurso público, 150 serão para provimento imediato e 150 para formação de cadastro reserva com chamadas nos próximos 2 anos, durante a validade do certame.
Entre as atividades de um Escriturário consta o preenchimento e escritura de formulários, atendimento ao público, arquivo de documentos, entre outros.
No entanto, vale lembrar que desde 2019, o BRB convocou mais de 940 aprovados em quatro concursos públicos diferentes nas áreas de escriturário, analista de TI, engenheiro, médico do trabalho e advogado.
Remuneração
Para este concurso público fica estabelecido como remuneração inicial o valor de R$ 3.764,66 e uma jornada de trabalho de 30 horas semanais. No concurso anterior realizado em 2019 a remuneração era de R$ 3.204,26.
Além disso, o BRB oferece também os seguintes benefícios:
- participação nos lucros e resultados;
- plano de saúde;
- previdência complementar;
- auxílio-refeição;
- auxílio cesta básica.
Etapas
O próximo passo para a realização do concurso público será a definição da banca e então a divulgação do edital. Por isso, ainda não se sabe exatamente como serão as provas.
No entanto, o último concurso do banco na área realizado em 2019, contou com uma objetiva e discursiva. Na primeira, era necessário pelo menos 50% de acerto no total da prova para aprovação.
Entre as 60 questões da prova objetiva constavam tópicos relevantes a:
- Língua Portuguesa (7)
- Raciocínio Lógico e Matemático (3)
- Governança Corporativa e Compliance (3)
- Inovação (3)
- Lei Orgânica do Distrito Federal e Regime Jurídico dos Servidores do Distrito Federal (2)
- Conhecimentos sobre o Distrito Federal e sobre a RIDE (2)
- Conhecimentos específicos em Tecnologia da Informação (40)
Na época, ambas as provas tiveram duração de 4 horas.
Quer saber mais sobre o edital passado? Clique aqui.