O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, autorizou a realização do novo concurso Bombeiros RJ, que contará com 3 mil vagas temporárias em todo o estado.
A autorização indica que o concurso não deve encontrar barreiras no novo Regime de Recuperação Fiscal. No entanto, é possível que o tempo de contrato previsto em lei, que poderia chegar até oito anos, seja reduzido para dois anos.
De acordo com a Folha Dirigida, essa mudança ainda está sendo avaliada pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz RJ), após uma recomendação da Procuradoria Geral (PGE RJ).
“Com essa autorização de hoje, quem ganha é a população fluminense. Obrigado pelo carinho com essa amada Corporação que amanhã completará 165 anos”, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Leandro Monteiro, nas suas redes sociais.
Conforme proposta técnico-orçamentária da concurso Bombeiros RJ, as vagas de soldado serão para:
- Combatente;
- Motorista (combatente com CNH tipo B);
- Guarda-vidas; e
- Técnicos de enfermagem e socorrista.
Já as oportunidades para oficial temporário serão na área da Saúde, nos cargos de médico (diversas especialidades), enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.
Concurso PC GO: emenda pede reposição de 6.500 cargos vagos
Em uma publicação no seu perfil no Instagram, o delegado de Polícia Civil e deputado estadual, Humberto Teófilo, anunciou a apresentação da emenda ao orçamento do Estado para garantir no mínimo a reposição de 6.500 cargos na Segurança Pública em 2022.
O deputado não informou quais órgãos seriam contemplados, mas, segundo a reportagem do Direção Concursos, sabe-se que foram solicitadas vagas para a PC GO, assim como se aguarda autorização para a PM GO.
PM DF e Bombeiro DF: Bolsonaro autoriza contratação de servidores
Enquanto isso, o presidente da república, Jair Bolsonaro, sancionou nesta terça-feira, 29/7, a Lei que reconstitui o orçamento previsto para 2021.
Dessa forma, fica autorizada a contratação de 1.128 servidores aprovados em concurso policiais do DF, sendo 750 no concurso da Polícia Militar (PM DF) e 378 no certame do Corpo de Bombeiros (Bombeiro DF).