Essa semana a Caixa Econômica anunciou a convocação de 3 mil aprovados no concurso de 2014. Além disso, terá Concurso Caixa 2021 com mil vagas para Pessoas com Deficiência (PcD). O edital deve ser publicado até setembro.
As contratações acontecem em um momento de expansão do banco. Serão abertas 268 novas unidades, sendo 168 de varejo e 100 especializadas no atendimento a clientes do agronegócio.
Deste modo, a instituição estará em todos os municípios do país com mais de 40 mil habitantes.
Sendo assim, ao todo, 258 cidades terão o atendimento bancário, sendo que 118 delas terão uma unidade da Caixa pela primeira vez.
De acordo com o banco, 53 milhões de brasileiros beneficiados com a ação.
Serão ao todo 10 mil vagas
Serão contratados:
- 4.000 concursados (sendo 1.000 pessoas com deficiência a partir de um novo concurso e 3 mil do concurso de 2014)
- 2.000 estagiários
- 3.200 jovens aprendizes
- 800 recepcionistas e vigilantes.
Como será o Concurso Caixa 2021 para PcD
Até o momento a única informação oficial que temos é que o edital deve sair em setembro de 2021.
Por outro lado, segundo a reportagem do Uol, provavelmente, o concurso será para técnico bancário.
O cargo, que tem jornada de seis horas diárias, presta atendimento e fornece informações solicitadas pelos clientes; faz atividades administrativas; instrui, relata e acompanha processos administrativos e operacionais nas agências.
Se isso se confirmar, o candidato deve ter ensino médio, e o salário é, segundo a Caixa, de aproximadamente R$ 3 .000.
Por que somente novas vagas para PcD?
De acordo com a Caixa, a decisão do Concurso Caixa 2021ser apenas para pessoas com deficiência é cumprir a Lei 8.213/91 que determina que 5% dos cargos devem ser ocupados por pessoas com deficiência ou reabilitados.
Em agosto de 2017, a 6.ª Vara do Trabalho do TRT da 10.ª Região condenou, em primeira instância, a Caixa a cumprir a referida norma.
Além disso, a Caixa condenada a pagar indenização de R$ 1 milhão por danos morais coletivos.
Segundo a reportagem da Direção Concursos, em 2019, dados da própria Caixa mostravam que o índice de trabalhadores com deficiência em atuação no banco era de apenas 1,42%, menos de 1/3 do exigido pela legislação.
O número significava um deficit de mais 3.500 pessoas para o cumprimento da cota. Entre os aprovados do concurso de 2014, quase três mil são PCDs.
Porém, pelos dados apresentados, nem mesmo a convocação de todos os candidatos PCDs do último concurso preencheriam a determinação judicial e, por isso, a instituição deverá realizar um novo concurso Caixa.