De acordo com informações noticias pela CNN, um novo concurso IBAMA pode ser autorizados nos próximos dias.
O edital deverá ser para o provimento de 1.000 vagas nos cargos de técnico, que exige apenas nível médio, e analista, que exige nível superior de escolaridade. Até o momento, não está confirmado se é os cargos serão para efetivos ou temporários.
Enquanto isso, nessa última terça-feira (18), o instituto divulgou vários editais para temporários.
Concurso IBAMA para temporários
A oportunidade do concurso IBAMA é para contrato temporário de seis ou cinco meses. Os salários que podem chegar a R$ 2,7 mil. Os cargos oferecidos são Brigadistas, Chefe de Esquadrão e Chefe de Brigada.
Segundo o Ibama, os aprovados podem ser lotados em:
- Assentamento Piquiá, Município de Amapá (AP);
- Terra Indígena Arariboia – Município de Amarante do Maranhão (MA);
- Terra Indígena Wawi – Município de Querência (MT);
- Novo Progresso (PA); e
- Itaituba (PA).
As inscrições poderão ser realizadas entre 17 e 31 de maio, dependendo da vaga e localidade escolhida pelo concurseiro.


Para saber mais informações acesse o site do IBAMA.
Atribuições dos cargos temporários do IBAMA
Com exceção do cargo de chefe de brigada, que exige formação em nível médio de escolaridade, os demais cargos exigem apenas a alfabetização dos candidatos a uma das vagas.
Veja agora as atribuições dos cargos temporários do IBAMA:
Brigadista
Executar atividades relacionadas ao manejo integrado do fogo, tais como: prevenção, uso do fogo, monitoramento, preparação e combate aos incêndios florestais, ficando à disposição para atuar em grandes operações de combate, à qualquer tempo.
Chefe de Esquadrão
Comandar os brigadistas do esquadrão nas atividades de prevenção e combate, elaborar e executar o plano semanal de trabalho do esquadrão e zelar pela manutenção dos equipamentos, materiais e veículos da Brigada, ficando à disposição para atuar em grandes operações de combate, à qualquer tempo.
Chefe de Brigada
Executar as atividades administrativas referentes à brigada, coordenar a hierarquia de comando de chefes de esquadrão e brigadistas, enviar relatórios gerenciais e representar o Prevfogo localmente, ficando à disposição para atuar em grandes operações de combate, à qualquer tempo.
Último concurso IBAMA
De acordo com o edital do concurso IBAMA de 2013, para ingressar em uma das vagas nos cargos de analista administrativo ou técnico administrativo é necessário possuir os seguintes requisitos:
- Ser aprovado no concurso IBAMA;
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as militares;
- Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da posse;
- Submeter-se a exame de higidez física e mental, capacitante ou incapacitante, de responsabilidade dos membros que compõem a Junta Médica Oficial do IBAMA, com o objetivo de aferir se as condições físicas e psíquicas são adequadas ao exercício das atividades inerentes ao cargo, ficando às expensas do candidato os exames laboratoriais e complementares necessários à avaliação médica;
- Apresentar declaração de acumulação de cargo ou função pública, quando for o caso, ou a sua negativa;
- Apresentar folha de antecedentes da Polícia Federal, expedida no máximo há trinta dias;
- Apresentar declaração firmada pelo candidato de não ter sido, nos últimos cinco anos:
- responsável por atos julgados irregulares por decisão definitiva do Tribunal de Contas da União, do Tribunal de Contas de Estado, do Distrito Federal ou de Município, ou ainda, por conselho de contas de Município;
- punido, em decisão da qual não caiba recurso administrativo, em processo disciplinar por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo;
- condenado em processo criminal por prática de crimes contra a Administração Pública, capitulados nos Títulos II e XI da Parte Especial do Código Penal Brasileiro, na Lei nº 7.492, de 16 de junho de 1986, e na Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992.
- Apresentar, no ato da posse, cópias autenticadas em cartório ou cópias simples acompanhadas dos originais dos documentos necessários para composição do dossiê funcional, conforme relação a ser fornecida pela Coordenação Geral de Recursos Humanos do IBAMA;
- Apresentar outros documentos que se fizerem necessários, à época da posse;
- Cumprir as determinações do edital do concurso IBAMA.
Requisitos específicos para os cargos do IBAMA
Além dos requisitos mencionados anteriormente, segundo o edital de 2013, cada cargo possui uma especificação.
Analista Administrativo
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no órgão de classe específico, quando for o caso.
Analista Ambiental
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no órgão de classe específico, quando for o caso.
Técnico Administrativo
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de ensino médio (antigo segundo grau) ou de curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.