Um novo concurso MPU só deve ocorrer no próximo ano e voltado para o cargo de Agente em Segurança.
Já para os demais cargos a seleção deve ocorrer somente pelo final de 2022 até 2023.
A expectativa de uma nova seleção mais próximo seria para o cargo de Agente de Segurança, em uma nova gestão do Procurador-geral da República, Augusto Aras, ou na próxima gestão.
No entanto, é importante ressaltar que o certame de 2018 teve a prorrogação da suspensão do prazo de validade, que voltará a correr apenas em janeiro de 2022.
Sendo assim, como a homologação se deu em dezembro do mesmo ano e, com as suspensões do prazo, ainda tem um bom caminho de vigência pela frente.
Cargos efetivos do MPU transformados em cargos em comissão
No dia 26 de agosto de 2021, diversos cargos efetivos do Ministério Público da União foram transformados em cargos em comissão.
No entanto, segundo o diretor do SindiMPU, Adriel Gael, a expectativa de um novo certame entre 2022 e 2023 é real.
Concurso MPU: quais são os requisitos de ingresso?
- Ser aprovado no concurso MPU.
- Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses.
- Estar em gozo dos direitos políticos.
- Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.
- Estar quite com as obrigações eleitorais.
- Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse.
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
Além disso, precisa possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo:
Analista MPU
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior no curso correlato ao cargo (qualquer área ou Direito, Ciências Contábeis e Atuariais ou Ciências Atuariais, Engenharia Química, Arquivologia, Biblioteconomia, Jornalismo, Publicidade, Propaganda, Relações Públicas ou Comunicação Organizacional, Pedagogia, Estatística, Medicina, Ciências Sociais, Arquitetura, Contabilidade, Economia, Engenharias, Geografia, Oceanografia, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e áreas de informática, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Técnico Administrativo MPU
Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau) ou, a depender do cargo, nível médio especialidade técnica em área determinada, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo órgão competente.