Foi divulgado o novo cronograma para o Concurso PC AL Delegado da Polícia Civil do Estado de Alagoas, que apresenta novas datas e uma remuneração inicial de R$ 20.665,50.
As inscrições para o provimento de vagas e formação de cadastro de reserva no cargo de Delegado de Polícia Civil ocorrerão entre os dias 10 de abril e 10 de maio de 2023, por meio do site do Cebraspe, com a prova objetiva agendada para o dia 09 de julho.
A banca responsável pelo concurso é o Cebraspe, que está oferecendo 100 vagas, sendo 50 imediatas e 50 para o cadastro reserva.
Concurso PC AL Delegado: salários e benefícios
O profissional delegado da Polícia Civil de Alagoas recebe inicial de R$ 20.665,50.
Concurso PC AL: como fazer a inscrição?
Os candidatos podem se inscrever entre os dias 10 de abril e 10 de maio de 2023 no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/pc_al_22_delegado.
A taxa de inscrição é de R$ 400,00.
Isenção de taxa de inscrição
Haverá isenção do valor da taxa de inscrição somente para os candidatos amparados pela Lei Estadual nº 7.858/2016; Lei Estadual nº 6.873, de 10 de outubro de 2007, regulamentada pelo Decreto Estadual nº 3.972, de 30 de janeiro de 2008; pela Lei Estadual nº 8.198, de 3 de dezembro de 2019; e pela Lei Estadual nº 8.542, de 10 de novembro de 2021.
Concurso PC AL: vaga para Delegado
Estão disponíveis 40 vagas imediatas mais 40 para cadastro reserva para o cargo de Delegado da Polícia Civil de Alagoas, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.
As principais atribuições desse cargo incluem executar atividades de direção, supervisão, coordenação, planejamento, orientação, execução e controle da administração da polícia judiciária, bem como conduzir investigações e operações policiais, além de instaurar e presidir procedimentos policiais, conforme as leis que regem as carreiras da PC/AL.
Concurso PC AL Delegado: carreira
Requisitos
Para participar do concurso PC AL Delegado, será necessário diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Além disso, o candidato deve:
- Ser aprovado no concurso público.
- Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do art. 12 da Constituição Federal.
- Estar em gozo dos direitos políticos.
- Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.
- Estar quite com as obrigações eleitorais.
- Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse.
- Ter aptidão física para o exercício das atribuições do cargo.
- Gozar de boa saúde física e psíquica, comprovada em inspeção médica, além de condições psicológicas e temperamentais, adequadas ao exercício da função policial, apuradas em exame psicotécnico.
- O candidato deverá declarar, na solicitação de inscrição, que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo por ocasião da posse.
Etapas do Concurso
O concurso para o cargo de Delegado da Polícia Civil de Alagoas compreenderá duas etapas. A primeira etapa será composta pelas seguintes fases:
- provas objetivas;
- prova discursiva;
- teste de aptidão física;
- exames laboratoriais e médicos;
- avaliação psicológica;
- investigação social; e
- avaliação de títulos.
A segunda etapa consistirá de:
- curso de formação profissional
Nesse sentido, as provas objetivas terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas no dia 09 de julho de 2023, no período da manhã.