O concurso da PCDF, com 2.100 vagas para agentes e escrivães, foi retomado! A informação foi publicada no Diário Oficial do DF, desta sexta-feira (11/6). O certame estava suspenso em razão da pandemia.
Segundo o documento, as provas objetivas e a prova discursiva para o cargo de agente de polícia serão aplicadas na data provável de 22 de agosto de 2021, no turno da tarde com duração de 4 horas e 30 minutos.
Já para os cargos de escrivão de Polícia Civil do DF, as provas objetivas e a prova discursiva serão aplicadas na data provável de 21 de agosto de 2021, no turno da tarde com duração de 4 horas e 30 minutos.
Na data provável de 13 de agosto de 2021, será publicado no Diário Oficial e divulgado no site do Cebraspe o edital que informará a disponibilização da consulta aos locais e aos horários de realização das provas, as medidas de proteção para evitar a transmissão do vírus covid-19, bem como as demais datas de realização do concurso.
Concurso PCDF as provas foram adiadas três vezes
Em decorrência da pandemia de COVID-19, mais uma vez as provas objetivas e discursivas do concurso PCDF foram adiadas, tanto para Escrivão quanto para Agente de Polícia.
As provas estavam remarcadas para os dias 10 e 11 de abril, respectivamente. Mas após pronunciamento no dia 16 de março, não se sabe ainda quando as provas irão acontecer.
As provas para Escrivão da PCDF inicialmente seriam aplicadas 15 de março de 2020, depois remarcada para 17 de outubro de 2020. Nas duas situações, as provas foram adiadas por conta da medida de proteção contra a disseminação do Coronavírus.
Mais de 52 mil inscritos para o cargo de Escrivão da PCDF
No total, são 52.636 candidatos que disputam as 300 vagas para Escrivão da PCDF (nível superior). O salário incia é de R$ 8.698,78.
A banca responsável pelo certame é o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos).
Sendo assim, a avaliação objetiva terá 120 questões do tipo “certo” ou “errado” e a prova discursiva cobrará um texto dissertativo de até 30 linhas.
O conteúdo programático abrange:
- Língua Portuguesa;
- Língua Inglesa;
- Conhecimentos sobre o Distrito Federal;
- Atualidades (somente para a prova discursiva);
- Legislação;
- Matemática e raciocínio lógico;
- Informática; e
- Noções de Direito (constitucional, penal, processual penal e direitos humanos).
Além disso, o certame terá as seguintes etapas:
- Teste prático de digitação
- Exames biométricos
- Avaliações médica e psicológica
- Prova de capacidade física (TAF);
- Sindicância de vida pregressa e investigação social;
- Curso de formação.
Mais de 88 mil inscritos para o cargo de Agente de Polícia da PCDF
No total, são 88.894 candidatos que disputam as 600 vagas para Agente de Polícia da Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal (nível superior). O salário incia é de R$ 8.698,78.
A banca responsável pelo certame é o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos).


O conteúdo programático abrange:
- Língua Portuguesa;
- Língua Inglesa
- Conhecimentos sobre o Distrito Federal
- Atualidades (somente para a prova discursiva)
- Legislação
- Matemática e raciocínio lógico;
- Informática;
- Noções de Direito (administrativo, constitucional, penal, processual penal e direitos humanos);
- Estatística; e
- Contabilidade.