A Polícia Militar do Tocantins, por meio do Coronel Marizon Mendes Marques, presidente da Comissão do Concurso da PMTO, tornou público o resultado da fase de investigação social .
Essa etapa é referente ao concurso público para o ingresso no curso de formação dos quadros de praças policiais militares, da saúde e especialistas.
Após a homologação do resultado pelo Governo do Estado, haverá a convocação dos candidatos aprovados.
Isso será feito conforme o número de vagas disponíveis para inclusão, e posterior participação no Curso de Formação de Praças.
A previsão é que o Curso de Formação de Praças inicie no dia 21 de março.
No total, 1.149 candidatos foram considerados aptos para a última etapa.
Dentre esses, 24 foram reprovados por problemas com a vida pregressa e 1.125 foram aprovados, sendo:
- 28 para o quadro da saúde
- 34 para o quadro de músicos
- 1.063 para o quadro de praças do serviço operacional
O que é Investigação Social para o Concurso PM Tocantins?
A fase de investigação social tem como objetivo avaliar a idoneidade moral e social de um candidato para exercer o cargo público.
Desse modo, coleta-se informações em relação à conduta social e profissional do participante por meio de certidões de antecedentes criminais.
Essa é uma etapa eliminatória, ou seja, não interfere na pontuação final do candidato.
No entanto, ainda que tenha obtido excelentes resultados nos testes anteriores, o participante pode ser desclassificado.
Nesse sentido, a investigação social é uma fase comum em concursos de carreiras policiais, para preenchimento de cargos como da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Federal.
Isto é, cargos que realmente exigem do candidato uma conduta ética, uma vida pregressa, de certa modo, irrefutável.
Recursos para o Concurso PM Tocantins
As respostas aos recursos interpostos contra o resultado provisório da investigação social serão encaminhadas aos candidatos recorrentes por meio do endereço eletrônico em que enviou-se o respectivo recurso.
O edital do resultado final do concurso público, constando a relação dos candidatos aprovados no certame, sairá no Diário Oficial do Estado do Tocantins e no site da Polícia Militar na aba referente ao concurso.