Na última terça-feira (12), o Congresso Nacional aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2023 (LDO 2023).
Conforme o texto aprovado, estão previstos:
- reajustes salariais
- concursos públicos
- reestruturação de carreiras
Além disso, a LDO 2023 prevê que os concursos relacionam-se à “criação de cargos, funções e gratificações, desde que não impliquem aumento de despesa; provimento em cargos efetivos vagos; e contratação de pessoal por tempo determinado, quando comprovada a disponibilidade orçamentária”.
Outro assunto debatido no documento é o reajuste e a reestruturação das carreiras.
Esses só serão possíveis se comprovada a disponibilidade orçamentária e a compatibilidade com os limites previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal.
Como resultado da aprovação pelo Congresso, o PLN 5/2022 será enviado ao presidente Jair Bolsonaro para que seja sancionado.
Possíveis concursos conforme a LDO 2023
Se você deseja ser um servidor público, chegou a hora de iniciar sua preparação!
São muitas oportunidades para o ano de 2023 e para se dar bem nos estudos, é importante que você inicie sua jornada antes mesmo do edital sair.
Veja abaixo alguns possíveis concursos previstos para o próximo ano:
Concurso INSS
Um dos concursos autorizados é o concurso público do INSS.
Para o cargo de Técnico do Seguro Social serão mais de mil vagas.
Após autorizado, será necessária a formação de uma Comissão que ficará responsável pela organização do certame, assim como a contratação da banca.
Concurso Receita Federal
Para os interessados na área contábil, há mais de 699 vagas aguardando os cargos de Auditor e Analista do Concurso da Receita Federal.
Além disso, a remuneração inicial é bastante atrativa: de R$ 11 mil (Analista) e R$ 21 mil (Auditor).
Concurso Senado
No concurso do Senado, há 19 vagas distribuídas entre os cargos de Advogado, Consultor Legislativo, Analista Legislativo (várias especialidades) e Técnico Legislativo (Policial Legislativo).
Assim, para todos os cargos é exigido formação em nível Superior.