Nesta quarta-feira (28/07), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou 3,5 mil vagas para o Concurso UnDF (Universidade do Distrito Federal Jorge Amaury).
O anúncio foi pronunciando na solenidade em que sancionou o projeto de lei que cria a UnDF.
“Serão, nos próximos quatro anos, aproximadamente R$ 200 milhões investidos na Universidade do Distrito Federal. Teremos 3,5 mil cargos que já terão a partir de agosto o concurso público aberto no Distrito Federal. Nós já teremos o corpo profissional constituído. Essa universidade nasce completa e, daqui a cinco anos, que é nossa previsão, ela já estará totalmente implementada”, afirmou o governador.
Segundo o chefe do Executivo local, o concurso UnDF será lançado já no mês que vem.
A expectativa é que a UnDF:
- Contribua para a meta de elevação da taxa bruta de matrícula na educação superior prevista no Plano Distrital de Educação – PDE 2015-2024 (meta geral do plano: aumento de 65%);
- Ajude a melhorar a qualidade da educação superior;
- Amplie a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior do Distrito Federal.
O projeto de lei da UnDF começou a tramitar na Câmara Legislativa do DF em março de 2020 e vinha passando por emendas e debates entre os parlamentares distritais.
Quem foi Jorge Amaury?
Jorge Amauri foi advogado e professor de direito da Universidade de Brasília (UnB). Morreu ao 66 anos em decorrência da Covid-19. O docente estava internado há 47 dias em uma unidade de terapia intensiva (UTI) e já havia recebido as duas doses da vacina contra o coronavírus.
“Certamente a família chora muito o falecimento de Jorge Amaury, e com razão. Ele transformou a vida de muitas pessoas nesta cidade. Tive a honra de convidá-lo para criar o sonho de uma universidade nesta cidade”, assinalou o governador.