Concurso SEDUC-GO: candidatos apontam irregularidades na correção das provas

O concurso SEDUC-GO ocorreu dia 25 de setembro de 2022 e, após saída dos gabaritos oficiais e espelhos de redação, os candidatos começaram a realizar denúncias acerca da correção das provas.

Saiba mais a seguir!

O problema das discursivas no concurso SEDUC-GO

Segundo participantes do certame, a prova discursiva deve ser reavaliada, visto que muitos candidatos receberam nota zero em todos os critérios estabelecidos.

Stefanny da Cruz, uma candidata ao cargo de professora de geografia, entrou em contato com a banca organizadora do certame que indicou por e-mail que “isso acontece quando o candidato não realiza a prova ou escreve no verso da discursiva”.

No entanto, a prova da candidata foi disponibilizada no sistema do candidato.

Outros candidatos fizeram um levantamento do índice de aprovação com base em informações da banca organizadora. Conforme eles, a diferença entre as porcentagens de aprovação para os cursos de História, Matemática e outros é grande quando comparada às de Geografia.

Assim, eles afirmam que pelas estatísticas as chances de não ter tido uma isonomia na correção das discursivas são altas.

Além disso, depois de buscarem por recursos, os candidatos receberam respostas da banca examinadora de que uma única pessoa havia corrigido as provas dos concurseiros da área de geografia.

Dessa forma, os candidatos dizem que pode ter ocorrido isonomia dentro do âmbito da geografia, mas quando comparado a outros cursos a situação não é a mesma.

Quais são os seus direitos em caso de prova discursiva zerada?

A redação tira o sono de muita gente e não é para menos. Dependendo do tema, fica muito fácil ‘’fugir’’ do tema e zerar totalmente a nota.

Ter a prova discursiva zerada é bem ruim, mas não é algo irreversível. Isso porque, além das maneiras de evitar, temos também formas de pedir revisão da nota, bem como questionar os critérios da banca na correção.

Na fase de avaliação discursiva, você tem direito de contraditório. Ou seja, por lei, a banca precisa te dar o direito de questionar a nota.

Sendo assim, se a sua questão foi anulada com base nas regras previstas no edital, é possível averiguar se os critérios deste documento e forma de avaliação da banca estão dentro da lei. 

No entanto, se a resposta foi zerada por critérios fora do documento, você pode inclusive recorrer à justiça, mas tudo vai depender do caso.

Embora o STJ não possa se sobrepor à decisão da banca, ele pode constatar se tudo está ocorrendo dentro das leis que regem os concursos, o cargo, e os seus direitos.

Fale agora com um especialista sobre seu caso.

Conte com a ajuda de um advogado para avaliar o seu caso sobre a prova discursiva zerada e tenha uma grande vantagem na pontuação.

Agnaldo Bastos
Agnaldo Bastos

Advogado especialista em ajudar candidatos de concursos públicos que sofrem injustiças e, também, servidores públicos perante atos ilegais praticados pela Administração Pública, atuando em Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e em Ações de Ato de Improbidade Administrativa.

Leia mais artigos

Acompanhe nossas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja bem-vindo(a)! Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade, por isso convidamos você a conhecê-la: acesse aqui.