Uma dúvida muito recorrente entre os concurseiros é esta: vale a pena estudar para concursos após o edital? De fato, a resposta vai depender do tipo de prova e para qual instituição. Porque, querendo ou não, estudar é necessário e não é à toa que a maior parte dos aplicantes passam o ano – ou anos – mergulhados nos livros.
Não há “hacks” suficientes no mundo que olvide o principal: estudar é imperioso e não dá para fugir disso. O que acontece, no entanto, é que com o edital vêm as especificidades da prova. Como assim?
Por mais que se tenha os editais anteriores e os temas gerais das provas, somente com o edital você tem a certeza do que vai ou não cair. E, por óbvio, isso vai ajudar você a limitar as opções e fechar o leque de opções, mas, por certo, começar a estudar apenas após a divulgação do edital não é o recomendado.
Inclusive, se seu objetivo for concursos de nível nacional, como do poder judiciário, por exemplo, estudar após a divulgação do edital dificilmente vai trazer o resultado pretendido.
Contudo, existem diversos motivos pelos quais um concurseiro só começa a estudar após a divulgação do edital. E, embora seja muito difícil, passar desse modo não é impossível, principalmente para aqueles que já estudam para concursos e entendem a dinâmica das provas.
E é nesse sentido que decidimos ajudar você a fazer o melhor com o tempo que tiver. Vamos ensinar você a montar a melhor logística de estudos a partir da divulgação do edital para obter o máximo resultado possível. Confira!
Disciplina e comprometimento para estudar para concursos após a divulgação do edital
Um dos grandes motivos para um concurseiro estudar apenas após a divulgação do edital é a falta de administração de tempo. Alta demanda de trabalho, cuidado com família e filhos, falta de dinheiro para investir em cursos e material pedagógico, etc. Seja como for, para estudar para concursos você precisa trocar as desculpas pela disciplina.
Logicamente, não estamos dizendo que as justificativas não sejam válidas. Contudo, fato é que, se você tem o objetivo de passar em um concurso, você precisa investir tempo para estudar.
Portanto, o primeiro passo a tomar é ser assertivo sobre a sua escolha. Conforme mencionamos no artigo “Entenda como criar um plano de estudos eficiente”, uma das principais metodologias de aprendizagem, a Andragogia, dispõe que o adulto tem total capacidade de autogestão.
Isto é uma maneira técnica de referir ao clichê popular: quem quer, arruma tempo para fazer. Portanto, se comprometa consigo mesmo e tenha disciplina de estudos.
Crie um cronograma de estudos
Logo após a disciplina vem o tempo para estudar. Com efeito, os dois temas andam de braços dados. Isso significa dizer que você precisa definir os horários que terá para estudar e não abrir mão deles por nada.
E, sem dúvida, a melhor maneira de fazer isso é criando um cronograma de estudos. Então, analise com cautela os tipos de:
- conteúdo a estudar (quantas e quais matérias);
- o nível de importância de cada matéria.
A partir disso, você pode definir o tempo que tem para estudar cada uma. Então, estabeleça e priorize com antecedência os horários que terá disponíveis e construa um plano de ensino com base nesse tempo.
Lembrando que as sessões de estudo devem ser constantes e rotineiras para boa fixação e aprendizado.
Além disso, trace uma linha do tempo do início dos estudos até a data da prova. Desse modo, você vai poder enumerar quantas sessões de estudo terá e dividir mais sabiamente o conteúdo.
Priorize as matérias que você nunca viu ao estudar para concursos após a divulgação do edital
Decerto que a cada edital surgem novos conteúdos que alteram a dinâmica do concurso. E, para o concurseiro veterano, esse material se constitui no desafio em que precisa se concentrar.
Com efeito, se saiu alguma matéria nova no edital do concurso pretendido, importa que você priorize esse conteúdo no seu cronograma, principalmente se forem das matérias que detêm mais peso no cômputo final da aprovação.
Defina o grau de dificuldade das matérias
Em terceiro lugar, também dando sequência ao item anterior, estabeleça, em ordem decrescente, o grau de dificuldade das matérias. Então, ao mesmo tempo em que você precisa priorizar o conteúdo novo, você também precisa priorizar o conteúdo mais difícil.
Se ambos forem sinônimos, muito bem. Caso o conteúdo novo seja mais simples do que matérias que você já tem dificuldade, estude o novo primeiro. Só que mais rapidamente. E, em seguida, perca um tempo maior do seu cronograma com o mais difícil.
Além disso, como mencionamos acima, analise também o peso das matérias e se concentre nas que detém maior peso. Assim, a ordem de importância do conteúdo a ser estudado fica a seguinte:
- antes de tudo, os conteúdos novos e nunca vistos antes;
- logo após, as matérias com elevado grau de dificuldade para você;
- por último, mas não menos importante, as matérias com maior peso na classificação.
Seguindo essa ordem, você pode conseguir entrar na briga pela aprovação, assim como os que começaram a estudar antes. Portanto, corra atrás.
Na reta final, invista na revisão dos conteúdos já estudados
Por fim, se chegar na reta final do prazo para a prova e você não tiver conseguido estudar todo o conteúdo, não se desespere. Com toda certeza, é melhor que você faça uma revisão pormenorizada do que já estudou para que fique na ponta da língua.
Já diz o ditado popular: melhor um pássaro na mão do que dois voando. Ou seja, melhor que você acerte a maioria do conteúdo estudado do que ficar nos últimos momentos antes da prova desesperado tentando absorver matéria, porque é comprovado pela ciência que o aumento da tensão e o estresse diminuem o aprendizado.
Então, se por acaso não conseguir estudar tudo, concentre-se no que efetivamente aprendeu. E revise ad infinitum até o dia da prova. As suas chances de sucesso serão muito melhores do que tentar perder a última semana estudando na tensão.
Em suma, seguindo à risca as dicas que demos acima, você pode conseguir um bom resultado ao estudar para concursos após a divulgação do edital. Embora as dificuldades sejam evidentes, com esforço e disciplina você pode conseguir uma boa colocação.