Avaliação de desempenho como critério de progressão e promoção de servidores públicos

A possibilidade de progressão funcional ou promoção a cargos superiores é comum nas organizações públicas. Para isso, é feita uma avaliação de desempenho como critério de progressão e promoção de servidores públicos.  

Os servidores públicos podem melhorar de cargo dentro da sua categoria profissional através do cumprimento de critérios pré-determinados de progressão.

Pensando nisso, vou esclarecer como a avaliação de desempenho contribui para o avanço de cargo desses profissionais. Leia para saber mais.

Por que o servidor público pode subir de cargo?

Antes de mais nada, preciso deixar claro que o servidor público pode subir de cargo mesmo sem realizar um novo concurso.

Inclusive, na maior parte das vezes, essa ascensão está ligada à experiência, tempo de carreira e bom desempenho da função.

A ascensão de cargo na esfera pública é como uma recompensa à trajetória profissional do servidor competente, para que ele continue contribuindo positivamente com a Administração Pública.

As condições para melhoria de cargo ficam dispostas nos critérios e regulamentações específicas do cargo público. Entre os critérios está a avaliação de desempenho.

O que é avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada por organizações públicas e privadas para verificar o desenvolvimento individual de cada profissional dentro da sua área de atuação.

O objetivo é apreciar o desempenho do trabalho executado pelo servidor na sua função atual. Logo, o resultado dessa avaliação possibilita a identificação de melhorias e tomadas de decisão internas.

Além disso, é um instrumento de gestão de pessoas utilizado para determinar uma possível capacitação e aperfeiçoamento do profissional avaliado.

Por outro lado, a avaliação de desempenho também pode ser utilizada para aprovação do profissional em estágio probatório, para pagamento de gratificação de desempenho, promoção e para uma progressão funcional.

Essa análise possibilita mais do que o cumprimento de uma etapa ou uma simples correção de comportamento. Seu resultado é um dos critérios relevantes para a progressão e promoção no serviço público.

Quando é realizada a avaliação de desempenho dos servidores públicos?

A avaliação de desempenho do servidor público é feita anualmente.

O servidor submetido à avaliação obedece aos princípios da legalidade, impessoalidade, publicidade, moralidade, eficiência, do contraditório e da ampla defesa.

Inclusive, caso o servidor obtenha resultado insatisfatório por dois anos consecutivos ou três resultados interpolados nas últimas cinco avaliações, o servidor estável pode ser exonerado do cargo.

Como funciona a avaliação de desempenho para servidores públicos?

Não existe um método ou modelo fixo para a realização da avaliação dos servidores públicos ou de qualquer outra natureza.

Do contrário, existem diversas metodologias e possibilidades para a aplicação do exame, sendo cada uma delas adequada ao nível do servidor e objetivo da avaliação.

A decisão é particular da organização em questão. Contudo, existem métodos que são comuns nas organizações públicas, conforme a função exercida pelo servidor e seu grau hierárquico.

Métodos de avaliação de desempenho mais comuns

De modo geral, a progressão funcional movimenta o servidor para uma categoria superior utilizando o resultado da sua avaliação de desempenho, tempo de efetiva função pública, títulos e atividades.

O intuito desses métodos é verificar a: 

  • qualidade e produtividade do trabalho;
  • iniciativa e presteza;
  • aproveitamento em programas de capacitação;
  • assiduidade e pontualidade;
  • administração do tempo;
  • e uso adequado dos equipamentos de serviço.

Independentemente do método avaliativo utilizado, a avaliação classifica o desempenho funcional do servidor para movimentá-lo na carreira. Veja a seguir quais são os tipos de avaliação de desempenho mais comuns.

Avaliação de competência

É o método que identifica a competência do servidor em relação a sua função pública, avaliando suas habilidades para o cargo, técnicas, comportamento e gerência.

Avaliação de objetivos

A avaliação de objetivos visa qualificar o progresso do servidor em relação às metas e objetivos traçados para um período.

Avaliação por pontos

Essa modalidade de avaliação pontua o servidor por desempenho, produtividade, iniciativa e demais critérios relacionados ao cargo, para definir a progressão funcional. Ao final, a pontuação é avaliada.

Avaliação por competência comportamental

A avaliação por competência comportamental analisa o trabalho em equipe, comunicação, proatividade, liderança e demais critérios comportamentais. Geralmente, é uma avaliação agregada a outras.

Avaliação por desempenho por competência

As competências que serão avaliadas são pré-definidas para o cargo ou função pública. Então, a administração avalia o desempenho do servidor de forma objetiva.

Autoavaliação

A autoavaliação é um método no qual o servidor público preenche um questionário contemplado com diferentes aspectos do seu desempenho.

Esse método, raramente, é feito como a única etapa da avaliação de desempenho. Em geral, é acompanhado de outros para fornecer melhor resultado.

Avaliação por Resultado

Esse é um método que se concentra nos resultados alcançados pelo servidor público. Logo, analisa o cumprimento das metas estabelecidas, observando prazos, eficácia e outros critérios relevantes à sua atuação.

Avaliação 360

A avaliação 360 considera o feedback de múltiplas fontes, que vão desde a equipe de trabalho do servidor e seu supervisor até indivíduos externos, que mantêm relacionamento de qualquer gênero com o profissional.

Avaliação Mista

Como o próprio nome sugere, os métodos mistos envolvem duas ou mais formas de avaliação.

Isso ocorre sempre que a Administração julga que a união delas promoverá uma compreensão mais concisa do desempenho do profissional.

Conclusão

A avaliação de desempenho é uma etapa aplicada frequentemente para que o servidor público seja avaliado para permanecer na profissão. Além disso, é utilizada como critério para progressão ou promoção do servidor.

A ferramenta utilizada para gestão de pessoas identifica o desempenho profissional e comportamental do servidor, identificando possíveis melhorias.

Através de diferentes métodos de avaliação, o servidor pode ser examinado pela gestão pública e, nos casos previstos, ser considerado apto para progredir de cargo.

Em caso de dúvidas sobre o processo de avaliação e sua implicação na progressão ou promoção, busque auxílio de um advogado especialista.

Agnaldo Bastos
Agnaldo Bastos

Advogado especialista em ajudar candidatos de concursos públicos que sofrem injustiças e, também, servidores públicos perante atos ilegais praticados pela Administração Pública, atuando em Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e em Ações de Ato de Improbidade Administrativa.

Leia mais artigos

Acompanhe nossas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja bem-vindo(a)! Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade, por isso convidamos você a conhecê-la: acesse aqui.