Ser candidato de concurso público exige dedicação e esforço contínuo, no entanto, nem sempre o empenho é sinônimo de garantia para uma aprovação. Principalmente quando ocorrem erros na correção da prova.
Por isso, também é essencial para um candidato ficar atento aos eventuais imprevistos que possam ocorrer durante o certame. Um candidato atento pode reverter uma reprovação em uma aprovação, por exemplo.
Por isso, neste artigo vou te mostrar quais são os 7 erros na correção da prova de concurso que podem ser contestados e como recorrer.
1) Erro na contagem dos pontos
O primeiro erro é o mais comum entre os candidatos: a contagem incorreta da pontuação da prova do candidato. Por exemplo, um candidato corrigiu sua prova e verificou que obteve 50 pontos, no entanto quando saiu sua pontuação, o sistema constou apenas 48 acertos.
Isso pode acontecer devido a falhas no sistema da banca organizadora, que pode não ter contabilizado corretamente as questões certas.
No entanto, antes de recorrer, é essencial conferir o gabarito oficial e refazer a contagem.
2) Questões com mais de uma resposta correta
Outra situação que pode ocorrer é ter uma ou várias questões em que o enunciado permite ter mais de uma interpretação correta. No entanto, a banca considera apenas uma resposta válida.
Se isso acontecer, é possível entrar com um recurso administrativo comprovando que a outra alternativa também está correta. Lembrando que o embasamento para fundamentar esse recurso deve ser baseado em legislações, doutrinas ou jurisprudência aplicável ao caso.
3) Questões mal elaboradas ou ambíguas
Talvez o candidato também encontre na sua prova um erro na correção que pode confundir e comprometer a lisura da prova.
Questões mal elaboradas ou ambíguas podem ser anuladas. Por isso, é importante o candidato ficar atento ao gabarito preliminar para entrar com recurso antes mesmo de ser publicado o gabarito definitivo.
4) Falha na correção da prova discursiva
Um dos erros na correção da prova de concurso acontece quando a prova contém questões discursivas. Como a correção é subjetiva, pode levar a avaliações inconsistentes e equivocadas.
Neste caso, quando o candidato for elaborar o recurso é importante verificar os critérios de correção do edital e fundamentar o seu recurso para reverter a situação. Se necessário, anexe também documentos, leis e doutrinas que comprovem o seu argumento.
5) Erro na interpretação de normas e leis
Não é tão comum, mas pode acontecer. Algumas vezes a banca pode se basear em uma legislação desatualizada na hora de elaborar uma questão. Ou então pode ocorrer uma interpretação equivocada da norma.
Nesse caso, no recurso administrativo o candidato pode argumentar com base em doutrinas, jurisprudências ou leis atualizadas.
6) Problemas com a folha de respostas
Raramente ocorre problemas com as folhas de respostas, mas se o candidato suspeitar que o sistema registrou incorretamente, ele pode solicitar uma revisão.
No entanto, é importante ter certeza de que a folha de respostas foi preenchida corretamente. Algumas vezes o próprio candidato pode ter preenchido incorretamente na hora de passar as respostas para a folha definitiva.
7) Não aplicação dos critérios de desempate
E, por fim, um dos erros na correção da prova de concurso mais comuns é a aplicação incorreta dos critérios de dese,mpate.
Se o candidato empatou com outro candidato e a banca não aplicou os critérios estabelecidos no edital corretamente, isso pode prejudicar a classificação final.
Por isso, a orientação é que o candidato elabore um recurso questionando sua classificação para garantir uma posição justa na lista.
Como recorrer de um erro na correção da prova de concurso?

Se você identificar algum erro na correção da sua prova, o primeiro passo é elaborar um recurso administrativo e enviar para a banca organizadora do certame dentro do prazo estabelecido no edital.
Lembre-se de ler atentamente as regras do edital para usar como argumento e reúna provas que podem sustentar e embasar o seu argumento. Essas provas podem sem referências bibliográficas, legislações, jurisprudência, etc.
Além disso, é essencial que o recurso seja redigido de forma clara e objetiva. Ou seja, evite usar uma linguagem informal ou escrever sobre os seus sentimentos pessoais acerca da situação.
Se o recurso administrativo não for aceito, o próximo passo é entrar em contato com um advogado especializado em concurso público e verificar a viabilidade de questionar o posicionamento da banca em relação à prova na via judicial.
Conclusão
Erros na correção da prova de concurso podem comprometer sua aprovação, mas muitos deles são passíveis de questionamento.
Por isso, fique atento aos critérios do edital, acompanhe sua pontuação e não hesite em recorrer caso se sinta prejudicado. Um recurso bem elaborado pode ser a diferença entre a reprovação e a sua tão sonhada vaga no serviço público.
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Perguntas frequentes sobre erros na correção da prova de concurso
Verifique sua nota, compare com o gabarito e leia os critérios de correção no edital.
Caso o recurso seja ignorado ou indeferido sem justificativa adequada, você pode recorrer à Justiça.
Depende do embasamento apresentado. Recursos bem fundamentados têm maiores chances de sucesso.
Não. O recurso serve apenas para revisar a correção, sem risco de perda de pontos.
Leia o edital com atenção, preencha a folha de respostas corretamente e acompanhe os prazos para recursos.