A leitura dinâmica em concurso público envolve técnicas importantes para agilidade e absorção de conhecimentos. Nesse sentido, como editais de concursos costumam ter uma lista imensa de matérias para estudo, estas técnicas podem fazer toda a diferença para sua aprovação.
Ler mais rápido, sem perder a qualidade e, ainda, conseguir absorver e memorizar é a grande dificuldade dos estudantes em geral.
Entretanto, existem técnicas que ajudam no desenvolvimento destas habilidades. Com treino e dedicação, a leitura dinâmica em concurso lhe trará maiores chances de conseguir seu cargo público.
Como funciona a leitura dinâmica?
Basicamente, a leitura dinâmica engloba técnicas para que os estudos sejam mais produtivos. Como resultado, o processo de leitura, organização e absorção do conteúdo se tornará mais rápido e eficaz.
Além disso, essas técnicas auxiliarão você a selecionar as leituras mais relevantes para os temas que estiver estudando.
Diante do grande volume de conteúdo previstos em editais de concurso, é fundamental aprender as técnicas de leitura dinâmica em concurso.
Para isso, é necessário treino diário, em um processo gradativo de agilidade e concentração.
O que preciso fazer para ter leitura dinâmica em concurso?
Antes de tudo, tenha em mente que para boa utilização das técnicas você deverá eliminar suas dificuldades atuais de leitura. Depois, passará a aperfeiçoar e agilizar o processo, com exercícios e aplicação contínua das técnicas em suas leituras.
As técnicas de leitura dinâmica são estruturas que contribuem para que o leitor possa aproveitar melhor a relação entre tempo e quantidade de tarefas.
Passos para o desenvolvimento de leitura dinâmica
Para que você consiga ler de forma dinâmica, deverá aprender alguns passos, dos quais separamos os quatro principais:
1° passo: identificação da sua situação atual
Primeiro, você deve avaliar como está o seu processo de leitura atual, para que se conheça melhor e possa se preparar para as mudanças necessárias.
Então, faça uma autoavaliação durante a leitura de um texto, para medir a sua situação atual e qual é a situação desejada.
Na leitura identifique sua velocidade e a velocidade pretendida. Mas, para tanto, não se pode esquecer que deve ser uma leitura de qualidade. As principais dicas desta primeira etapa são:
- leia normalmente o texto, tentando não imaginar que está em um teste;
- tenha um cronômetro para que, ao final, possa anotar o tempo utilizado para leitura completa;
- responda algumas questões sobre o tema, sem retornar ao texto.
Além disso, para identificação da sua situação atual, existem etapas que devem ser seguidas, pois a maioria das pessoas tem uma leitura guiada por costumes, desde quando foi alfabetizada.
Assim, acabam por não perceber que o processo de leitura deve seguir alguns “degraus”, entre o conhecimento e a ação. São eles:
- Conhecimento: conhecer a leitura difere de compreender seus elementos;
- Compreensão: você deve compreender como as coisas funcionam no momento da leitura e, somente então, fazer uma análise de sua situação atual;
- Análise: logo após, aprenderá os princípios da leitura e como ela funciona;
- Síntese: verificar quais são os pontos relevantes para otimização;
- Avaliação: com os dados obtidos, estabelecer um parâmetro seguro para seu conhecimento;
- Decisão: decida o que fazer após sua autoanálise do processo de leitura;
- Ação: agora tem que agir para conseguir desenvolver habilidades necessárias para as mudanças acontecerem;
- Aferição e correção: verificar se os resultados foram obtidos ou algo precisa ser corrigido.
2° passo: eliminar os problemas e vícios de leitura
Os vícios e problemas que prejudicam a leitura podem ser variados, até mesmo por questões particulares. A abordagem aqui é sobre os mais comuns, suas causas e soluções.
Primeiramente, é preciso aumentar sua capacidade de concentração. Um dos principais problemas de concentração na leitura está na tecnologia ao nosso redor. Por exemplo, por acesso exagerado a redes sociais.
Em resultado, no meio digital, criamos hábitos prejudiciais, que tendem a se perpetuar, caso não sejam identificados e eliminados. Afinal, o que devo fazer para me “conectar” ao texto? Seguem algumas dicas práticas:
- ter foco estabelecido antes de iniciar a leitura. Você pode escrever qual é seu foco naquela leitura em um papel e o deixar visível, para que não se desvie do objetivo principal;
- visualizar superficialmente o assunto do texto que lerá. Agora estabeleça o quanto, a razão e o que você quer aprender;
- tenha conforto visual. Por exemplo, letras pequenas podem acabar tornando a leitura lenta e, também, pode dar espaço para divagações.
3° passo: aumentar a velocidade da leitura
Em nosso cotidiano acabamos ajustando a nossa velocidade de leitura conforme a complexidade do tema, fazendo com que a rapidez da leitura fique entre os limites mínimo e máximo.
Mas isso não pode influenciar na compreensão do conteúdo. Por exemplo, ler um livro a 300 palavras por minuto, com 90% de compreensão.
Saiba que nosso cérebro responde de maneira compatível ao estímulo que lhe é dado. Assim, se por anos você sempre leu lentamente, os estímulos são enviados e assimilados pelo cérebro na mesma velocidade.
Desse modo, é necessário que acelere a sua leitura e, na mesma medida, a velocidade de captação do conteúdo. Assim, estimulará o seu cérebro a reagir de forma mais rápida.
4° passo: otimização qualitativa e aplicação prática
De antemão, para aplicar a leitura dinâmica em concurso não é preciso que se utilize sempre da mesma velocidade. Você conseguirá facilmente adaptar o seu ritmo, conforme o tipo de leitura.
Ao aplicar as técnicas de leitura dinâmica, você sentirá quando houver a necessidade de diminuir o ritmo, porém, ainda assim, continuará lendo mais rápido que os leitores tradicionais.
Isso porque você eliminou seus vícios de leitura e, agora, aumentou sua velocidade de raciocínio.
Dicas práticas para leitura dinâmica em concurso
Para que você possa aprimorar as técnicas de leitura dinâmica, com foco em concursos públicos, siga estas dicas práticas:
- Pré-leitura do texto: terá uma visão global do tema, é uma preparação para a leitura;
- Pré-leitura das questões do concurso sobre o tema: assim determinará o foco que deverá ter na leitura do conteúdo. Mas aqui vale uma dica: no caso de questões de múltipla escolha, tente não ler as respostas, pois senão poderá ser sugestionado na hora da leitura;
- Leitura: leia o texto com a intenção de compreendê-lo, sempre é uma questão de leitura e compreensão. Foco nas perguntas que analisou anteriormente;
- Interpretação: agora, para assegurar sua compreensão do tema, retome as perguntas e faça a interpretação do material estudado. Com os erros, facilmente notará qual parte do texto precisa estudar novamente.
Dicas para a hora da prova
Com as dicas acima, você também poderá aplicá-las facilmente no momento de sua prova de concurso. Então, primeiramente, faça uma pré-leitura das questões, a partir daí compreenderá quais são as que têm mais domínio da matéria.
Depois disso, marque aquelas questões que você julga como mais fáceis de solucionar. Em seguida comece a resolver a prova por essas questões. Isso diminuirá sua tensão em relação à prova e, claro, aumentará seus pontos no resultado.
Portanto, utilizar técnicas de leitura dinâmica em concursos fará com que otimize seus estudos e tenha maior compreensão da matéria. Utilizando todas as estratégias, gradativamente colherá os resultados do seu esforço.