Encontrar seu nome completo na lista dos aprovados é um dos maiores sonhos dos candidatos de concurso público.
Mas você sabe como ela funciona? O que pode fazer se tiver algum erro?
No artigo de hoje, vou te mostrar tudo o que você precisa saber sobre a lista dos aprovados em concursos públicos.
O que é a lista dos aprovados em concursos públicos?
A lista dos aprovados é um documento oficial com a relação dos candidatos que atingiram as melhores classificações nos concursos públicos.
Geralmente, essa lista é divulgada em duas versões:
- Lista preliminar: sujeita a recursos;
- Lista definitiva: publicada após o julgamento dos recursos.
A lista dos aprovados definitiva delimita quais são os candidatos aptos para a próxima etapa do concurso, posse ou cadastro reserva. Ou seja, esse documento garante a transparência do processo seletivo e demonstra que os candidatos preenchem as vagas ofertadas.
Como é elaborada a lista de aprovados?
A banca organizadora elabora a lista dos aprovados de acordo com a pontuação final dos candidatos, considerando todas as etapas previstas no edital.
Como, por exemplo:
- Provas objetivas;
- Provas discursivas;
- Provas de títulos;
- Testes físicos;
- Entre outras etapas.
Além disso, a banca organizadora classifica os candidatos na lista em ordem decrescente de notas (da maior para a menor), respeitando as vagas previstas no edital.
Publicação da lista: onde e como consultar?
Com o objetivo de garantir a transparência e o princípio da publicidade, a lista de aprovados nos concursos públicos são divulgadas pela banca organizadora através de veículos oficiais, que geralmente são:
- Site da banca organizadora;
- Site do órgão responsável pelo concurso;
- Diário Oficial da União, Diário Oficial do Estado ou Diário Oficial do Município, dependendo do nível do concurso.
Para consultar a lista, o candidato deve:
- Acessar o site oficial da banca organizadora ou do órgão responsável;
- Procurar pela área de “resultados” ou “publicações” do concurso específico;
- Localizar a lista de aprovados, que geralmente é disponibilizada em formato PDF.
- Por fim, verificar sua classificação utilizando o número de inscrição, CPF ou seu nome completo.
O que fazer se o seu nome não estiver na lista de aprovados?

Se você identificou que houve erro na sua classificação e seu nome não está na lista de aprovados, existem possibilidades para questionar a lista preliminar.
O recurso administrativo pode ser interposto nas seguintes situações:
- Erro na contagem de pontos: caso perceba que a pontuação não foi contabilizada corretamente, de imediato, o candidato poderá entrar com um recurso solicitando a revisão da pontuação.
- Desempate mal aplicado: se os critérios de desempate forem mal aplicados, o candidato pode identificar o erro e entrar com recurso.
Como elaborar o recurso?
Primeiro passo para elaborar o recurso é consultar as regras específicas para a interposição. Lembre-se de explicar de forma clara e direta o motivo de contestar a lista. Assim, apresente os argumentos de maneira fundamentada e com base no edital.
Além disso, caso tenha documentos que comprovem o erro como, por exemplo, gabarito retificado, anexe-os ao recurso.
Fique atento também ao prazo de interposição do recurso, pois o tempo para sua apresentação pode variar entre 2 a 5 dias úteis, dependendo do concurso.
Dessa forma, se o recurso for aceito, a banca organizadora corrigirá e ajustará a classificação do candidato na lista definitiva dos aprovados. Caso não seja aceito, o candidato deverá buscar orientações jurídicas.
O que fazer após a publicação da lista?
Assim que a banca organizadora publicar a lista, o candidato deve tomar medidas para garantir sua nomeação e posse, se aplicável.
Fique atento às próximas publicações do órgão ou da banca organizadora avisando as próximas etapas, como exames médicos, apresentação dos documentos e procedimentos para a posse.
Geralmente, a documentação exigida para a posse, são:
- RG e CPF;
- Certidão de antecedentes criminais;
- Comprovante de escolaridade;
- Certificado de quitação eleitoral; e
- Certificado de alistamento militar (no caso de homens).
Além disso, mesmo que não tenha sido chamado imediatamente, lembre-se de acompanhar o prazo de validade do concurso, que pode ser prorrogado a depender do órgão.
Conclusão
A lista dos aprovados é o principal documento dos candidatos de concurso público. Ficar atento a sua classificação é essencial para garantir a classificação no certame.
Por isso, mantenha atenção para descobrir onde a banca organizadora divulgará a lista e quando será possível questionar o resultado e entrar com um recurso administrativo.
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Perguntas Frequentes sobre a lista dos aprovados em concurso público
É a relação dos candidatos que alcançaram as notas mínimas exigidas e foram classificados dentro das vagas.
A lista geralmente é divulgada no site oficial do órgão organizador e em diários oficiais.
Você pode recorrer, dentro do prazo indicado no edital, apresentando justificativa.
Sim, se houver erro na pontuação ou no critério de desempate, você pode apresentar recurso.
Não necessariamente. Apenas os aprovados dentro do número de vagas têm convocação garantida.
Depende do prazo de validade do concurso, que pode ser prorrogado conforme o edital.
Acompanhe as próximas etapas, como convocação, exames e apresentação de documentos.
Se perder o prazo, pode ser desclassificado. Por isso, é fundamental acompanhar as publicações oficiais.