Estudar PDFs para concurso: qual a melhor estratégia?

concurso dataprev

Estudar por PDFs para concurso é uma das formas mais econômicas e podem ser muito eficientes para a sua aprovação. Utilizar esse arquivo em texto para estudo vem se tornando mais comum a cada dia entre os estudantes. 

Até porque é muito prático e objetivo, dando a possibilidade de estudo em qualquer horário e local.

Além disso, um material em PDF pode ser visto e revisado em diversos aparelhos, desde celulares a computadores, tornando o estudo mais versátil e acessível. 

Por essas e muitas outras razões, vou te contar no decorrer deste texto mais sobre esse tipo de arquivo para te auxiliar nos estudos. 

Preparei este conteúdo para te ajudar a planejar e a otimizar os seus estudos por meio de materiais em PDF. Confira agora. 

Vantagens de estudar por PDFs para concurso

Os materiais em PDF apresentam um extenso leque de vantagens, razões pelas quais os estudos por meios digitais estão cada dia mais comuns. 

Com essa forma de estudo, você consegue economizar dinheiro, espaço e tempo. Além disso, os materiais em PDF permitem um estudo acessível e versátil, pois você pode ter acesso a seus materiais, de forma mais fácil. 

Assim, é possível otimizar o tempo e estudar em ônibus, metrôs, filas de espera, horários de almoço ou outros tempos vagos. 

E não é só isso. Estudar em PDF permite uma atualização do conteúdo muito mais rápida e prática do que os meios “tradicionais”. 

Ademais, também é possível impor o seu ritmo de estudo, revisando as matérias com mais facilidade de forma mais rápida, por exemplo. O que não ocorre com alguns outros métodos. 

Para acrescentar, alguns apps leitores de PDFs permitem grifar e fazer anotações, assim como no papel. 

Dito isso, veja a seguir algumas dicas para tornar seu estudo por meios digitais mais eficiente e garantir a sua aprovação no cargo que deseja. 

1. Comece com sessões rápidas de leitura

Ao começar a estudar por PDFs para concurso, é muito importante adaptar o modo de leitura para assimilar com qualidade os conteúdos de estudo. 

Para isso, uma ótima dica é começar com uma olhada rápida sobre o conteúdo, apenas para reconhecer o material. 

Esse vai ser o seu primeiro contato com a matéria, é um reconhecimento de campo. Assim poderá analisar a dimensão e a base de dificuldade que encontrará ao se aprofundar no texto. 

Em seguida, faça uma leitura mais atenta, para começar a memorização do conteúdo mais importante e daquele o qual você tem mais familiaridade. 

É essencial que você faça sessões de leitura com menos de uma hora de duração, com isso, o seu cérebro se acostuma e não cansa com a memorização de conteúdo de início.

 Isso é ainda mais importante e recomendado se você não tem o hábito diário da leitura. 

Então, para um estudo eficiente, faça um bom planejamento conforme a sua dificuldade e o tamanho da disciplina, e aproveite as horas vagas para revisar o conteúdo. 

2. Grife e faça anotações ao estudar por PDFs para concurso

Um segundo passo muito importante é fazer grifos e destaques no material. Nesse momento é crucial analisar qual o conteúdo essencial para destaque, memorização e revisão. 

Uma dica é separar por cores, de acordo com a sua dificuldade no conteúdo, pela classificação de pontuação do edital ou, ainda, conforme a importância da matéria. 

Agora, tenha cuidado para não grifar todo o conteúdo, mas só partes importantes e palavras-chave. Dessa forma, você está criando uma estratégia de memorização e vai deixar a revisão mais fácil e rápida. 

E lembre-se de que cada concurseiro possui necessidades diferentes. Por isso, não se preocupe em destacar todo o material. 

Além disso, ao estudar por PDFs para concurso, é ideal que você faça anotações no próprio PDF ou em blocos de papel. 

É primordial criar o seu próprio material de estudo, da forma que ficar mais confortável. 

3. Resolva questões

Ao estudar por PDFs, é muito comum encontrar questões em meio ao conteúdo. Você não pode deixar de resolver essas questões, pois elas são um dos meios mais eficazes de memorização do material pelo cérebro. 

E não se atenha às questões que estão no seu material. Sempre procure outras, seja em outros PDFs ou em sites próprios para questões de concursos, principalmente da banca que vai aplicar a prova que você deseja passar. 

Inclusive, estudar questões de provas anteriores apresenta uma série de vantagens ao concurseiro. 

Dentre elas, está conhecer o método de cada banca avaliadora, fixar o conteúdo, otimizar o tempo de estudo, e cansar menos, pois o acerto das questões dá uma sensação de resultado positiva para o cérebro. 

Além disso, resolver questões ao estudar por PDFs para concurso, também te ajuda a saber quais áreas possuem mais dificuldade e demandam mais estudos. 

Por fim, essa forma também proporciona um preparo para o dia da prova, pois você pode cronometrar o tempo de resolução das questões e treinar o cérebro para responder de forma rápida e correta. 

Com isso, você pode analisar seus resultados e otimizar o tempo, de acordo com a banca avaliadora

Conclusão

Estudar por PDFs para concursos pode ser uma excelente forma de garantir a sua aprovação. Porém, da mesma forma que ler livros e doutrinas ou assistir videoaulas, ler os PDFs demanda planejamento e disciplina. 

Até porque, cada dia mais, os concursos públicos são o sonho da população brasileira, pois proporcionam ótimos salários, flexibilidade e o mais importante: estabilidade.

Portanto, faça um cronograma de estudos, planeje quais conteúdos vai estudar e revisar por dia, e use seu tempo livre para otimizar o conhecimento. 

Além disso, use as dicas que te contamos hoje e resolva muitas questões. Assim, você vai estudar por PDFs para concursos de forma eficaz e eficiente, terá o sucesso e o seu cargo dos sonhos em breve. Por fim, se tiver problemas no concurso público, recomendo que fale com advogado especialista nessa área.

Agnaldo Bastos
Agnaldo Bastos

Advogado especialista em ajudar candidatos de concursos públicos que sofrem injustiças e, também, servidores públicos perante atos ilegais praticados pela Administração Pública, atuando em Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e em Ações de Ato de Improbidade Administrativa.

Leia mais artigos

Acompanhe nossas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossos informativos no seu celular

Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade, por isso convidamos você a conhecê-la: Política de Privacidade

Seja bem-vindo(a)! Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade, por isso convidamos você a conhecê-la: acesse aqui.

Cadastre-se para receber nossos informativos gratuitamente.