Como se preparar nos estudos para concurso em 2023?

Como se preparar nos estudos para concurso em 2023?

Muitos concurseiros buscam dicas de como melhorar o rendimento durante a preparação para o concurso. Então, veja como organizar os estudos para concursos em 2023.

As previsões anuais são positivas para a realização de concursos públicos em 2023. São aguardadas em torno de 55 mil vagas para os certames, em especial, considerando a transição de governo.

Desse modo, as pessoas que buscam um cargo público já podem se preparar para o processo seletivo. Veja a seguir algumas dicas fundamentais para obter um bom aproveitamento dos estudos e alcançar aprovação.

Dicas preparação para concursos em 2023

Pensando em organizar a sua rotina de estudos, listei 8 dicas essenciais. Afinal, sua dedicação e bom aproveitamento do tempo ditarão o seu resultado nos concursos em 2023.

1. Escolha uma área de concurso

Antes de começar a estudar, é necessário definir alguns critérios. O primeiro e mais importante deles é a área de concurso público que melhor atende ao seu perfil.

Lembrando que existem carreiras no âmbito fiscal, administrativo, policial, jurídico, de tribunal e de controle, e cada uma delas exige habilidades e conhecimentos específicos.

Após estabelecer um cargo do seu interesse, você terá mais direcionamento para sua preparação. Afinal, definir a área também é filtrar as matérias que serão estudadas.

2. Escolha um concurso específico

Uma vez definida a área do concurso público, é muito mais simples definir um certame específico. Esse é um passo crucial para a sua preparação.

Afinal, somente assim será possível acessar o edital e ter conhecimento das matérias obrigatórias que serão cobradas. Então, vai dominar os temas abordados e conseguir ser aprovado.

Quando definir o cargo desejado e o certame, você poderá iniciar a rotina de forma direcionada. Inclusive acessando editais anteriores do mesmo cargo e banca.

3. Use o edital do concurso escolhido como guia

Como já foi dito, não é preciso esperar o edital para começar a estudar para concursos em 2023. No entanto, assim que publicado ele deve se tornar o principal guia do candidato.

É essencial ler o documento na íntegra, pois nele estará especificado o formato e todos os assuntos a serem cobrados na prova. Assim, como todas as regras e informações.

De modo geral, o material do edital é extenso, porém esclarecedor. É ele quem norteia a preparação dos candidatos. Portanto, leia com atenção, e identifique as principais informações.

Fale agora com um especialista sobre seu caso.

4. Faça um cronograma de estudo

Após definir a vaga desejada e buscar as informações relacionadas, monte e organize a sua rotina. Defina qual será o seu horário diário de dedicação e determine os conteúdos que serão estudados.

Analise a possibilidade de abdicar de alguma das suas atividades rotineiras para se dedicar integralmente aos estudos. Faça isso de forma antecipada, não deixe para a última hora.

Além disso, é preciso considerar intervalos, imprevistos e tempo para lazer. É importante visualizar o cronograma e definir metas palpáveis, e não exaustivas para se manter motivado.

5. Procure bons materiais

Atualmente, existe uma gama de conteúdos de qualidade gratuitos na internet. Então, não se preocupe: buscar bons materiais não é sinônimo de comprar cursos e apostilas.

Apenas tenha o cuidado de garimpar aulas e resumos de instituições de ensino ou professores com credibilidade no mercado. Além disso, busque conteúdo atualizado.

Caso você não esteja disposto a investir dinheiro em um curso preparatório, lembre-se de que essa procura exige tempo e deve ser feita antes que você inicie os estudos.

Então, separe alguns dias para encontrar materiais correspondentes aos assuntos do edital. Simulados, mapas mentais, e-books, PDFs, aulas e até mesmo cursos gratuitos podem ser parte desse acervo.

6. Tenha um local adequado

O ambiente de estudo tem reflexo significativo na aprendizagem. Um local bem iluminado, na ausência de barulho e com cadeira e mesa confortáveis são ideais para manter a concentração.

Crie um ambiente reservado na sua casa para aumentar a sua disposição para estudar. Também pode recorrer a centros universitários e bibliotecas abertas para o público.

Afinal, como esses ambientes são propícios para estudo, será possível contar com silêncio, estruturas adequadas e talvez até mesmo materiais para consulta.

Fale agora com um especialista sobre seu caso.

7. Coloque o conhecimento em prática

Diversificar os estudos e ter conhecimento de todos os assuntos que serão cobrados na prova é essencial. Porém, ainda mais importante do que isso é praticar nos moldes de cobrança da prova.

Desse modo, busque resolver questões de provas anteriores e invista tempo para realizar simulados. Assim, você irá praticar e assimilar melhor o conteúdo estudado.

8. Busque uma fonte de motivação

Sem dúvidas, manter a motivação durante a caminhada até a aprovação é um dos maiores obstáculos de todo estudante. Justamente por isso, é essencial buscar uma fonte de inspiração para os dias ruins.

Você pode construir um Mural dos Sonhos no seu local de estudo, pode ser muito mais fácil persistir quando se mantém fresco na memória as razões do seu esforço.

Conclusão

Os concursos públicos são processos seletivos que exigem que você demonstre especialização em uma área, por isso não é indicado misturar as áreas, pois o conteúdo é distinto umas das outras.

Geralmente, quando há transição de governo, os números de concursos públicos aumentam. Portanto, 2023 tende a ser um ano de boas oportunidades para quem busca estabilidade profissional.

Assim, como mencionei no artigo, você pode se preparar de forma antecipada. Decida o cargo desejado e busque editais anteriores para estudar de forma prévia.

Em seguida, acesse o edital atualizado do certame e organize uma rotina preparatória. As dicas citadas acima podem melhorar o seu rendimento ao se preparar nos estudos para concursos em 2023.

Enfim, analise quais são as etapas do processo seletivo específico para sua área, avalie o conteúdo programático, as regras, datas e direcionamentos.

O seu resultado será proporcional ao esforço que você fizer durante a sua preparação. Portanto, é importante reformular sua rotina durante o período que antecede o concurso.

Coloque em prática as dicas disponibilizadas nesse conteúdo, busque conhecimento específico e informações gerais para evitar qualquer contratempo.

Por fim, se tiver mais dúvidas e problemas relacionados ao concurso público, recomendo que fale com advogados especialistas nessa área.

Fale agora com um especialista sobre seu caso.
Agnaldo Bastos
Agnaldo Bastos

Advogado especialista em ajudar candidatos de concursos públicos que sofrem injustiças e, também, servidores públicos perante atos ilegais praticados pela Administração Pública, atuando em Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e em Ações de Ato de Improbidade Administrativa.

Leia mais artigos

Acompanhe nossas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossos informativos no seu celular

Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade, por isso convidamos você a conhecê-la: Política de Privacidade

Seja bem-vindo(a)! Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade, por isso convidamos você a conhecê-la: acesse aqui.

Cadastre-se para receber nossos informativos gratuitamente.