Como estudar para concurso público? Veja dicas para iniciantes

Como estudar para concurso público? Veja dicas para iniciantes

Estudar para concurso público requer muita organização. Porém, não é somente disso que sobrevive um candidato a concurso. Por isso, em especial para os iniciantes nessa caminhada rumo à aprovação, é importante ter algumas dicas valiosas para se preparar corretamente.

Ao contrário do que muitos pensam, um concurso pode ser feito por quem tem o ensino médio. Afinal, há várias oportunidades com excelentes salários e a maioria delas não exige experiência.

Se você vai iniciar a jornada para estudar para concurso público, separei algumas dicas importantes e necessárias para te ajudar. 

Então, continue acompanhando o texto e veja como aproveitar melhor suas horas de estudo. Boa leitura.

9 dicas para você estudar para concurso público

Não há técnica milagrosa para estudar para concurso público. Porém, algumas práticas podem te ajudar a conseguir a sonhada aprovação. Veja algumas dicas valiosas:

1. Conheça a banca do concurso que quer prestar

No mundo dos concurseiros, há um time que se chama banca examinadora, que é a instituição que aplica a prova. 

Então, é muito importante saber qual é a banca responsável pelo seu concurso para entender como será o perfil da prova aplicada. As principais organizadoras são:

  • Fundação Celso Chagas;
  • Cesgranrio;
  •  Cespe;
  • FGV;
  • Vunesp;
  • Esaf.

2. Não espere o edital sair para começar a estudar

Normalmente, os estudantes, especialmente aqueles que estão começando na área do concurso, esperam sair o edital para começar a estudar. Isso é um erro, pois a preparação deve ser iniciada muito antes.

Por isso, acompanhe as previsões com antecedência e comece a estudar para concurso público antes de o edital sair. 

Você pode pesquisar os principais conteúdos que caem na prova desejada. Veja os editais e provas anteriores para saber quais as matérias são solicitadas e já comece a sua rotina de estudos.

3. Organize o seu tempo para ler, fazer exercícios e revisões do conteúdo estudado

Não somente de leitura sobrevive uma rotina de estudos. Portanto, organizar o seu tempo entre ler, fazer exercícios e revisões é a melhor forma de ter um tempo 100% aproveitado.

Há estudantes que focam muito na leitura e revisão. Então, como fica o teste dos conhecimentos? É importante exercitar! 

Em especial, se você estudar muitas matérias ao mesmo tempo. O ideal é ter uma agenda sobre qual tema estudar a cada dia.

4. Crie mapas mentais para estudar para concurso público

Os mapas mentais são uma forma de organizar a informação estudada, mas de uma maneira que o nosso cérebro vai conseguir absorver o conteúdo. 

Eles ajudam a simplificar as informações mais relevantes, ajudando o cérebro a fazer associações rápidas entre conteúdos variados.

5. Faça as provas de outras edições do concurso pretendido

Mesmo que você já tenha o edital da prova que quer fazer, as questões que cairão nela ainda é um mistério. 

Portanto, para você ter noção de como é a prova que vai fazer, uma boa dica é fazer as provas de, pelo menos, uma edição anterior

Na internet é fácil de achar, sendo uma excelente forma de praticar os seus conhecimentos.

Assim, você já se familiariza com a estrutura e o modelo de questão que vai cair na prova. Essa é a estratégia mais usada, pois é eficiente.

6. Mantenha-se motivado

Manter-se motivado para enfrentar longas horas de estudo é algo desafiador. Ainda mais se você nunca teve essa grande rotina de estudos.

Estudar exige disciplina, organização, atenção e dedicação, seja para qualquer área. 

Também é importante dizer que é necessário paciência, pois para aprender uma matéria que nunca teve contato não é nada fácil. 

Portanto, é essencial se dedicar a horas de estudo para aprender. Caso não reúna essas qualidades, dificilmente você vai ser aprovado. 

Além disso, é necessário ter foco no seu objetivo, especialmente se ele é a tão sonhada estabilidade no trabalho. Por isso, a dedicação na hora dos estudos é essencial.

Para se manter motivado nos estudos, veja algumas práticas:

  • Divida o material em pequenas partes;
  • Crie uma rotina de estudos que funcione dentro da sua realidade;
  • Leia o seu principal objetivo bem alto todos os dias;
  • Não decore, esforce-se para aprender o conteúdo, pois isso fará diferença na hora da prova e de exercer o cargo pretendido;
  • Tenha pequenos blocos de estudo para anotar o resumo do que foi estudado.

7. Afaste as distrações quando for estudar para concurso público

Celular, televisão e outros eletrônicos são grandes vilões no momento de estudar. O ideal é ter um ambiente tranquilo para se concentrar nas matérias pelo tempo que você estipular.

Por isso, se você reservar duas horas diárias para estudar, cumpra a sua meta para conseguir absorver o máximo de informação necessária. 

Deixe de lado tudo aquilo que tire a sua concentração. Por isso:

  • Deixe o celular no silencioso;
  • Não acesse as redes sociais;
  • Esteja em um local de pouco movimento;
  • Aplique técnicas de produtividade, como a de Pomodoro.

8. Reserve um tempo para o lazer

Por mais que você saiba que precisa estudar bastante, nenhuma pessoa sobrevive a uma rotina de estudos sem pausas para descanso e lazer. Afinal, elas são necessárias para descansar a mente e ter novas perspectivas.

Se você gosta de praticar atividade física, elas são excelentes para ajudar o seu cérebro a melhorar a sua capacidade de armazenamento de informações. 

Se você fizer 20 minutos diários de exercício, verá como o seu rendimento vai aumentar!

Além disso, saia da frente dos livros para fazer algo que te proporcione prazer. Nem que seja para ver a sua série favorita, mas divirta-se também.

Ao cuidar do seu corpo e investir em momentos de lazer, automaticamente você cuida da sua saúde mental, dando a ela mais qualidade para enfrentar os desafios.

9. Procure um cursinho para lhe ajudar

Essa é uma decisão individual, mas que pode fazer diferença em sua rotina de estudos. Se você tem encontrado dificuldades para estudar sozinho toda a matéria, procure um cursinho para lhe ajudar. 

Fazer algumas aulas em um cursinho especializado pode tirar muitas dúvidas e, ainda, facilitar a sua aprovação.

Opte por aquele que já tenha tradição em ensinar a matéria do concurso público que você deseja fazer. Se for fazer aulas on-line, veja se a plataforma é eficiente, se tem credibilidade e se os profissionais sabem realmente a matéria que será aplicada na prova.

Conclusão

O processo de estudar para concurso público não tem uma técnica pronta. Cada candidato vai saber quanto tempo pode dedicar a essa rotina de aprendizagem. 

Mas o que posso garantir é que você deve ter paciência, dedicação e organização. Planejar o seu dia a dia para conseguir estudar todos os dias é algo essencial.

Hoje em dia, há vários cursos on-line que te ajudam a se preparar com excelência para o dia da prova. 

Contudo, dei a você uma dica extra: pegue as provas antigas e faça pequenos simulados em casa. 

Use o tempo que você terá no dia da prova para resolver as questões em sua casa e, para te ajudar, use um cronômetro. 

Assim, você vai saber em quanto tempo consegue fazer os exercícios e em quais matérias possui mais dificuldade.

Foque em seu objetivo e faça com que a rotina para estudar para concurso público seja menos cansativa. Não se esqueça das pausas.

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe com um amigo.

Desejamos a você boa sorte em seu aprendizado.

Agnaldo Bastos
Agnaldo Bastos

Advogado especialista em ajudar candidatos de concursos públicos que sofrem injustiças e, também, servidores públicos perante atos ilegais praticados pela Administração Pública, atuando em Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e em Ações de Ato de Improbidade Administrativa.

Leia mais artigos

Acompanhe nossas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossos informativos no seu celular

Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade, por isso convidamos você a conhecê-la: Política de Privacidade

Seja bem-vindo(a)! Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade, por isso convidamos você a conhecê-la: acesse aqui.

Cadastre-se para receber nossos informativos gratuitamente.