Método pomodoro de estudos: como funciona?

Método pomodoro de estudos

O método pomodoro de estudos é uma estratégia para gerenciamento do tempo para otimizar a sua rotina de estudos. Para aqueles que tendem à procrastinação, principalmente nos estudos, esta metodologia ajuda a estudar, sem deixar que o cansaço influencie no rendimento.

Com a técnica pomodoro você aprende a finalizar suas tarefas no prazo, cumprindo uma rotina produtiva, o que é muito eficaz para os estudos. 

De maneira simples e prática, a técnica consiste no trabalho em blocos de tempo, com concentração intensa. Assim, o método passa a ser um grande aliado na árdua tarefa de gerenciamento de tempo nos estudos.

O que é Método Pomodoro?

Esta técnica foi desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo, nos anos 80, quando este procurava uma forma de aumentar sua produtividade nos estudos no início de sua faculdade. 

Passou a utilizar um “timer” de cozinha para cronometrar seu tempo e organizar suas tarefas, objeto que tinha a forma de um tomate (pomodoro, em italiano), que então deu nome à técnica.

Cirillo girava o seu “timer pomodoro” para o tempo de 25 minutos, que logo disparava com um barulho intenso. Durante esses períodos, ele ficava com concentração plena em suas tarefas estudantis, com foco total. 

Diante dos seus resultados satisfatórios, Cirillo fez a divulgação de sua técnica em 1988. O método se tornou internacionalmente conhecido, sobretudo pelos estudantes.

Atualmente, com a internet, existem diversos aplicativos que auxiliam na aplicação do método, sem que você precise do antigo “timer de cozinha”. Por exemplo: Pomodoro Time, Tomato Time e Pomodoro Keeper, Focus Keeper.

Fale agora com um especialista sobre seu caso.

Como funciona o método pomodoro de estudos?

O método pomodoro de estudos funciona com foco no aumento da produtividade, em que você trabalha em períodos sem qualquer tipo de distração.

Logo após, você tem períodos para relaxar, fazendo com que esteja sempre disposto, estimulando sua motivação em continuar nos estudos.

A ideia principal da técnica é dividir o fluxo de estudos em blocos de concentração, estimulando o cérebro, tornando-o mais produtivo. 

Em resumo, é uma maneira para você conseguir ter um gerenciamento de tempo melhor durante sua rotina de estudos, fazendo com que se concentre mais e diminua a procrastinação.

Para colocar em prática o método, você precisa de um cronômetro para contagem regressiva e fazer uma lista de tarefas. 

Para a lista deverá dividir o tempo em períodos de 25 minutos, os blocos chamados de “pomodoro”. Neste período você deve trabalhar em suas tarefas de maneira ininterrupta, com foco total.

Descansos

Quando o seu “timer” tocar, encerrando os 25 minutos, marque a tarefa como concluída com um “X” e anote qual foi o progresso, por exemplo, 50% concluída. 

Logo após, tenha um intervalo de 5 minutos, onde fará algo sem qualquer relação à atividade, como tomar um café. Relaxe da forma que for melhor para você. 

Entretanto, o recomendado é que nestes 5 minutos você não faça nada que exija muito esforço intelectual.

Este pequeno tempo é necessário para sua mente se recuperar e absorver as novas informações que aprendeu.

Após duas horas de aplicação destes ciclos, a pausa deverá ser maior, de 15 a 30 minutos, que será o seu descanso.

Interrupções

No método pomodoro de estudos você deverá anotar todas as interrupções que tiver durante os períodos de 25 minutos, em que deveria estar totalmente focado, ou seja, estudando ininterruptamente. 

Estas interrupções podem ser tanto internas quanto externas. As internas são aquelas em que você mesmo comete, sem um estímulo externo. Como quando pensa em algo aleatório aos seus estudos, sente fome, vai ao banheiro, entre outros. 

Quanto às interrupções externas, são aquelas relacionadas a outras pessoas ou eventos que prejudiquem o desempenho das suas atividades. Como sons de TV ou celular, pessoas que lhe interrompem, ligações, recebimento de e-mails etc.

A dica é anotar a interrupção ao lado da descrição da atividade respectiva, na sua própria lista de tarefas. Dessa forma, você conseguirá medir quais interrupções são as mais recorrentes, que fazem você parar ou se desconcentrar de suas atividades de estudo.

É claro que interrupções ou imprevistos acontecem, cabendo a você analisar a frequência e quais podem ser evitadas. 

Daí a importância do método pomodoro de estudos, pois anotando todas as interrupções ocorridas logo em frente à descrição do trabalho, conseguirá mensurar o quanto estão lhe prejudicando. Isso você fará sempre que for reavaliar o seu progresso nos estudos.

Fale agora com um especialista sobre seu caso.

Quais são os resultados do método?

Dentre os principais objetivos do método pomodoro de estudo está o aumento da concentração e produtividade na realização das atividades. 

Dessa forma, evita-se desperdício de tempo, melhorando a qualidade e quantidade de conteúdo absorvido.

Com a aplicação da técnica você ficará menos ansioso com a quantidade de conteúdo que tem que estudar, evitando, também, a procrastinação. 

Suas anotações com descrição das atividades e o tempo despendido organizarão suas ideias, sendo possível estabelecer um plano para suas metas.

Você terá sempre aquela sensação de “dever cumprido” e poderá acompanhar gradativamente os seus avanços. 

Além de ser gratificante, serve de motivação para adquirir ainda mais conhecimento.

Logo após alguns dias de aplicação da técnica você perceberá que suas habilidades de compreensão e absorção do conteúdo aumentaram.

Isso porque você saberá quanto tempo gasta para cada tipo de atividade e quais são os fatores que mais lhe atrapalham ou distraem.

Dicas finais para otimização dos estudos

Contudo, para aplicação eficaz do método pomodoro de estudos, é importante fazer sempre reflexões acerca de sua evolução. Questione-se sobre os pontos a seguir: 

  • Você estuda até a exaustão ou dá intervalos à sua mente? 
  • Você tem um plano de estudos com uma lista de conteúdo? 
  • Sabe quais são as principais causas de interrupção ou desconcentração?
  • Prefere trabalhar sob pressão ou com tranquilidade? 
  • Quanto tempo demora para estudar uma matéria com qualidade?

Portanto, fazer uma autoavaliação sobre o seu desempenho nos estudos é uma das maneiras mais eficazes de aprimoramento, que fará toda a diferença no resultado de sua prova. 

Por fim, cada pessoa tem o seu ritmo e deverá estabelecer quais são os métodos de estudos, qual melhor se adequa à sua rotina pessoal. 

Nesse sentido, poderá aplicar o método pomodoro de estudos da melhor forma, de acordo com seu cotidiano. 

Lembre-se: prazo, lista de atividades e concentração é o resumo de tudo. Não deixe seu cérebro lhe levar à autossabotagem, pois, com esforço e dedicação, a recompensa é certa.

Agnaldo Bastos
Agnaldo Bastos

Advogado especialista em ajudar candidatos de concursos públicos que sofrem injustiças e, também, servidores públicos perante atos ilegais praticados pela Administração Pública, atuando em Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e em Ações de Ato de Improbidade Administrativa.

Leia mais artigos

Acompanhe nossas redes sociais

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossos informativos no seu celular

Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade, por isso convidamos você a conhecê-la: Política de Privacidade

Seja bem-vindo(a)! Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade, por isso convidamos você a conhecê-la: acesse aqui.

Cadastre-se para receber nossos informativos gratuitamente.