Como estudar para concursos ainda na faculdade? Veja dicas valiosas

Como estudar para concursos ainda na faculdade? Veja dicas valiosas

O curso de Direito é um dos cursos mais abrangentes e que traz muitas oportunidades para qualquer ingressante na área.

Todavia, a grade curricular é extensa e, mesmo sendo um curso longo de 5 anos, as faculdades não conseguem explorar todos os campos e assuntos necessários no período.

Ao mesmo tempo que muitas oportunidades boas surgem enquanto os estudantes de Direito ainda nem se formaram.

Nesse percurso, muita gente almeja como meta profissional um cargo importante ou a aprovação em um concurso renomado.

Entretanto, somente aqueles mais focados sabem que, para ser aprovado em um grande concurso, a preparação deve começar ainda na faculdade.

A grande questão é saber como conciliar os estudos da faculdade com as matérias cobradas nos concursos.

Esta questão se torna um grande dilema para muitos estudantes. Por isso, hoje você vai conferir dicas sobre como estudar para concursos ainda na faculdade.

Entenda como estudar para concursos ainda na faculdade

1 – Separe o tempo certo para cada estudo 

Nosso cérebro tem um potencial gigantesco, entretanto, ele também precisa de organização.

Por isso, a primeira dica para estudar para concursos ainda na faculdade é esta: separar o tempo disponível para cada tipo de estudo.

Não se deve estudar as matérias da faculdade junto às matérias de um concurso ao mesmo tempo.

Principalmente porque, na maioria das vezes, os assuntos não se relacionam entre si, dificultando ainda mais a assimilação e o armazenamento das ideias.

Então, prepare-se e separe um horário específico para cada tipo de atividade. Uma boa dica é estudar para o concurso na parte da manhã e estudar para a faculdade à tarde.

Dessa forma, você não vai se perder no conteúdo das duas atividades e ainda vai manter seu cérebro descansado entre os dois horários distintos.

Esta é, com certeza, a dica mais básica e prática sobre como estudar para concursos ainda na faculdade.

2 – Faça testes de provas anteriores para o cargo planejado 

Sabemos que os concursos para a área de Direito são exigentes quanto aos temas e áreas cobradas ao candidato.

Por isso, você pode começar a testar seus conhecimentos em cada área específica ainda na faculdade.

Assim, uma boa dica é fazer questionários de questões que caíram em concursos sobre o assunto que você está estudando na faculdade naquele momento.

Por exemplo, se a matéria que você está vendo na faculdade agora é Direito trabalhista, não custa nada fazer alguns questionários de concursos sobre o tema, no horário de estudo para o concurso.

Esta tática pode dar muito certo e você vai explorar cada vez mais sua capacidade de conhecer o estilo de perguntas e respostas cobradas em um concurso.

3 – Faça resumos de todas as matérias

Existem matérias que contém uma quantidade gigantesca de tópicos e assuntos dentro de uma mesma disciplina.

Contudo, é impossível guardar todas elas e mantê-las seguras no cérebro com tantas outras matérias que vão surgindo no curso.

Então, os resumos são indispensáveis para evitar esquecer o que você aprendeu, ao mesmo tempo que são muito necessários na hora de estudar para os concursos.

Afinal, já imaginou como será difícil ter que estudar um assunto extenso do zero toda vez que você precisar utilizá-lo em uma prova de concurso?

Os resumos da faculdade são uma mão na roda para impedir o esquecimento das matérias e ainda serão utilizados a vida toda para consulta. 

Se possível, faça resumos e os organize por pastas, assim você sempre saberá onde consultar um assunto quando bater aquela dúvida.

4 – Utilize a internet a seu favor 

A tecnologia é uma ótima aliada na hora de estudar para concursos ainda na faculdade. É fato que concursos são difíceis e métodos alternativos para fixação curricular são importantes para o preparo.

Por isso, você deve procurar auxílio na internet, seja em canais de conteúdo para concursos, ou mesmo sites preparatórios, pois estas plataformas oferecem a atmosfera ideal para fazer qualquer estudante entrar no eixo.

Assista lives que considerar importantes tanto para a grade da faculdade quanto para um concurso, pois elas costumam conter muito conteúdo em pouco tempo.

Existem também aqueles canais que promovem respostas comentadas sobre temas e questões em concursos, em que os professores explicam cada questão de forma detalhada.

A verdade é que a internet é uma ótima professora e possibilita que todo estudante de Direito consiga conciliar os estudos da faculdade e os estudos para concurso ao mesmo tempo.

Portanto, utilize-a em seu favor, sempre que possível e não se esqueça de anotar tudo de mais importante em um documento, no smartphone ou até mesmo no papel.

5 – Jamais estude apenas o que o professor considera importante

Um dos erros mais comuns cometidos por estudantes é estudar apenas o que vai ser cobrado nas provas da faculdade por acreditarem que aquilo também é importante para concursos.

De fato, qualquer conteúdo do Direito é importante em alguma fase profissional, no entanto, não significa que o que não cai na prova também não cai no concurso.

Pelo contrário, as bancas na maior parte das vezes são formadas por professores universitários que sabem como ninguém, como é o estilo de provas da faculdade.

Então, estude muito além do que vai cair na prova sempre. Aprofunde o assunto, examine as questões que existem sobre ele e veja sua importância além da faculdade.

Não adianta saber tudo sobre o que é um assunto e para que serve se você não sabe como a lei o aplica, quem aplica e por que ela é aplicada, então é preciso saber muito além disso.

Portanto, sempre que possível, aprofunde os assuntos abordados na faculdade, principalmente aqueles que você já sabe que vão cair no concurso em que pretende se candidatar.

6 – Focalize nas questões objetivas 

Esta é a dica mais valiosa deste artigo. As provas da faculdade geralmente se concentram em questões dissertativas.

Logo, isso não ocorre nos concursos, pois aqui só é aprovado quem tem mais acertos nas questões objetivas.

Estudar questões objetivas evita que você caia em pegadinhas de concurso e permite que você entenda como os temas são cobrados pela banca.

Dessa forma, aprendendo a decifrar cada estilo de cada banca de concurso, você vai conseguir acertar mais questões, já que você estará mais seguro(a) sobre como um conteúdo é abordado.

Porém, para isso ocorrer, não existe outra fórmula que não seja a de fazer questões todos os dias.

Somente assim os concursos se tornam mais acessíveis e possíveis para todo candidato, principalmente para aqueles que querem aprender como estudar para concursos ainda na faculdade.

Gostou das nossas dicas? Saiba mais sobre concursos e preparação acessando o nosso blog diariamente.

Por fim, se você tiver problemas durante o concurso público, recomendo que fale com um advogado especialista nessa área.

Agnaldo Bastos
Agnaldo Bastos

Advogado especialista em ajudar candidatos de concursos públicos que sofrem injustiças e, também, servidores públicos perante atos ilegais praticados pela Administração Pública, atuando em Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e em Ações de Ato de Improbidade Administrativa.

Leia mais artigos

Acompanhe nossas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja bem-vindo(a)! Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade, por isso convidamos você a conhecê-la: acesse aqui.