Como ingressar na Marinha Brasileira?

Ingressar na Marinha Brasileira

A Marinha Brasileira é um apoio muito importante para as Forças Armadas do Brasil, pois é ela quem fica responsável por conduzir todas as atividades marítimas do nosso país. 

Com isso, para você conseguir entrar na Marinha, é preciso ser aprovado em concurso, conforme a área em que deseja atuar. Portanto, os quesitos variam de ensino fundamental, médio e superior.

Outra forma de ingressar na Marinha, mas por tempo determinado, é o concurso de Serviço Militar Voluntário, de modo que, terá que renovar o contrato todo ano.

Sendo assim, o processo temporário tem um prazo máximo de renovação de 8 anos, não podendo exceder esse período. Você também não tem o direito de estabilidade.

São vários os concursos para quem pretende servir a Marinha, exigido desde o nível médio até o superior. Você consegue fazer a inscrição seguindo esse passo a passo:

  • antes de tudo, você precisa fazer o download do edital do cargo em que deseja atuar;
  • escolha para qual cargo vai prestar o concurso;
  • acesse aqui o link da inscrição, siga o que pede no site, preenchendo todas as informações de forma correta. 

Concursos para entrar na Marinha Brasileira

Veja alguns dos concursos que possibilitam você ingressar na Marinha Brasileira:

  • Concurso de admissão para a Escola Naval; 
  • Concurso para o Quadro de Apoio;
  • Concurso para os Capelães Navais;
  • Concurso para as Escolas de Aprendizes-Marinheiros;
  • Concurso para médicos no Corpo de Saúde da Marinha; 
  • Concurso para o Corpo de Engenheiros;
  • Concurso para o quadro de Cirurgião-Dentista.

Entre várias outras opções de concursos, consulte o site da Marinha. Com isso, o quadro que vai abrir as portas para você ingressar nessa carreira é o concurso para a Escola Naval.

Desse modo, ficará mais fácil e terá mais preparação para permanecer na Marinha. Com 15 anos no mínimo e a escolaridade exigida já pode começar a se preparar.

Como faço para ingressar na Marinha Brasileira?

Para você conseguir entrar na Marinha do Brasil tem alguns processos que devem ser cumpridos. Além disso, há vários níveis de ensino para saber em qual cargo você poderia se encaixar ou terminar de estudar para atuar no cargo em que almeja.

Portanto, os concursos variam de nível médio ao técnico, tendo várias outras exigências. Veja algumas:

  • você precisa ser brasileiro nato;
  • não pode ser casado, estar em união estável, ou seja, morando junto;
  • não pode ter filhos(as);
  • mínimo 18 anos.

Desse modo, para ingressar na Marinha, precisará ser aprovado no concurso. No caso de fazer parte da Escola Naval, podem se candidatar homens e mulheres, assim você terá a preparação por um tempo determinado de 5 anos. 

Veja algumas formas de ingressar na Marinha:

  • por nível de escolaridade sendo superior, desse modo, você já deve estar com o ensino completo, e ser aprovado no concurso em que deseja atuar conforme a sua área de formação.
  • para servir a Marinha no Corpo de Engenheiros podem ser homens e mulheres, até 36 anos de idade, também por meio de concurso.
  • para o quadro de formandos da Escola Naval são selecionados os grupos de pessoas para completar o Corpo de Intendentes, Armada e Fuzileiros Navais.

Qual o salário da Marinha Brasileira?

Além do bom salário para quem serve a Marinha, você também pode contar com vários outros benefícios, como plano de saúde, vale-alimentação, ajuda para comprar os uniformes etc.

Outro ponto bom é que cada patente terá um valor geral de salário. Entenda como funciona:

Tabela de salários de 2022 após a reforma

Posto/GraduaçãoSalários dos militares para 2022 após aprovação da reforma de 2020 (R$)
Oficiais Generais
Almirante de Esquadra, General de Exército e Tenente-Brigadeiro13.471,00
Vice-Almirante, General de Divisão e Major-Brigadeiro12.912,00
Contra-Almirante, General de Brigada e Brigadeiro12.490,00
Oficiais Superiores
Capitão-de-Mar-e-Guerra e Coronel11.451,00
Capitão de Fragata e Tenente Coronel11.250,00
Capitão de Corveta e Major11.088,00
Oficiais Intermediários
Capitão Tenente e Capitão9.135,00
Oficiais Subalternos
1º Tenente8.245,00
2º Tenente7.490,00
Praças Especiais
Guarda-Marinha e Aspirante a Oficial7.315,00
Aspirante, Cadete (último ano), Aluno do Instituto Militar de Engenharia (último ano) e Aluno do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (último ano)1.630,00
Aspirante e Cadete (demais anos), Aluno do Instituto Militar de Engenharia (demais anos), Aluno do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (demais anos), Aluno do Centro de Formação de Oficiais da Aeronáutica e Aluno de órgão de formação de Oficiais da Reserva1.334,00
Aluno do Colégio Naval, Aluno da Escola Preparatória de Cadetes (último ano) e Aluno da Escola de Formação de Sargentos1.199,00
Aluno do Colégio Naval, Aluno da Escola Preparatória de Cadetes (demais anos) e Grumete1.185,00
Aprendiz-Marinheiro e Aprendiz Fuzileiro Naval1.105,00
Praças Graduados
Suboficial e Subtenente6.169,00
1º Sargento5.483,00
2º Sargento4.770,00
3º Sargento3.825,00
Cabo (engajado) e Taifeiro Mor2.627,00
Cabo (não engajado)1.078,00
Demais praças
Taifeiro 1ª Classe2.325,00
Taifeiro 2ª Classe2.210,00
Marinheiro, Soldado Fuzileiro Naval e Soldado de Primeira Classe (especializado, cursado e engajado), Soldado-Clarim ou Corneteiro de Primeira Classe e Soldado Paraquedista (engajado)1.926,00
Marinheiro, Soldado Fuzileiro Naval, Soldado de Primeira Classe (não especializado) e Soldado-Clarim ou Corneteiro de Segunda Classe, Soldado do Exército e Soldado de Segunda Classe (engajado)1.765,00
Marinheiro Recruta, Recruta, Soldado, Soldado Recruta, Soldado de Segunda Classe (não engajado) e Soldado-Clarim ou Corneteiro de Terceira Classe1.078,00

Esses salários podem mudar conforme o tempo. Lembrando que são 3 formas de entrar na Marinha: concurso, processo seletivo e alistamento.

Sendo assim, as tentativas de ingressar em carreiras Militares é muito grande, pelo fato da remuneração adequada com as atividades e também a estabilidade.

Tipos de remuneração da Marinha

Contudo, quem optar por ingressar nas atividades militares pode contar com duas formas de remuneração. Veja:

  • se a renda for fixa, é aquela que pode ficar exposta em sites de pesquisas na internet;
  • se a renda for variável, dependerá da sua formação e preparação, podendo contar também tempo de carreira e onde você atua.

Mulher pode ingressar na Marinha Brasileira?

Antigamente não era comum ouvir falar que mulheres também podiam atuar em serviços militares. A Marinha Brasileira foi uma das primeiras atividades que aceitou a reserva de mulheres por meio do Corpo Auxiliar Feminino.

A Marinha teve essa aceitação desde o ano 1980, naquele tempo a Lei nº 6.807 permitiu que as mulheres fizessem parte da Marinha Brasileira. Veja:

  • criar o corpo auxiliar feminino da reserva da Marinha (CAFRM) e dá outras providências.

Se você é mulher e deseja ingressar na Marinha, tem duas opções. No caso do concurso, você pode contar com a estabilidade na sua carreira, ou seja, não pode ser demitida sem justa causa, exceto se for por vontade própria o afastamento do cargo.

Contudo, você também pode contar com a opção do processo seletivo, esse modelo é atualizado todo ano, ou seja, diferente do concurso em que você está estável na função, o processo seletivo não te dá essa garantia de emprego por muito tempo.

O processo é para ingressar no Serviço Militar Voluntário. Portanto, se renovado todo ano, você não poderá ficar no cargo por mais de 8 anos.

Qual o limite de idade para ingressar na Marinha Brasileira?

Você precisa se atentar nas idades exigidas para ingressar nos cargos militares. Por isso, para entrar na Marinha, a idade mínima exigida é de 18 anos; para você fazer o curso médio ao técnico da Marinha, o máximo permitido é de 25 anos.

Apesar de muitas pessoas terem vontade de ingressar em carreiras militares após atingirem uma certa idade, pode ser que consigam ingressar em alguns cargos com exigências diferenciadas.

Portanto, uma pessoa com idade até 45 anos tem possibilidade de passar num Processo Seletivo para o Serviço Militar Temporário ou Oficial Temporário.

Se você tiver entre 18 anos completos até 25 anos, uma das opções é fazer o concurso para o CAP, além de ter benefícios, pode contar com um salário de até R$ 3.000,00.

Com isso, no início de 2022, a administração Naval realizou alteração na idade permitida para se inscrever no concurso do Corpo Auxiliar da Marinha. Antes, era permitido candidatos até 36 anos; com a reforma, só é permitido até os 35 anos, sendo mulheres e homens. 

Por fim, você precisará acompanhar o edital do concurso e na área em que deseja atuar, para cada cargo as exigências são diferentes, também a idade máxima permitida. 

Além dos salários serem ótimos e compatíveis com as atividades, você pode contar com estabilidade e diversos benefícios. Por fim, se você tiver problemas no concurso público, recomendo que fale com um advogado especialista nessa área.

Agnaldo Bastos
Agnaldo Bastos

Advogado especialista em ajudar candidatos de concursos públicos que sofrem injustiças e, também, servidores públicos perante atos ilegais praticados pela Administração Pública, atuando em Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e em Ações de Ato de Improbidade Administrativa.

Leia mais artigos

Acompanhe nossas redes sociais

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossos informativos no seu celular

Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade, por isso convidamos você a conhecê-la: Política de Privacidade

Seja bem-vindo(a)! Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade, por isso convidamos você a conhecê-la: acesse aqui.

Cadastre-se para receber nossos informativos gratuitamente.