TAF da PF: descubra as regras e fases

TAF da PF: descubra as regras e fases

O TAF da PF é uma fase que gera grande apreensão nos candidatos não poderia ser diferente, afinal são cobrados exercícios físicos múltiplos que desafiam muito a resistência dos candidatos.

Neste artigo, você vai entender exatamente como é a avaliação no concurso da Polícia Federal e também verá como se preparar para essa fase desafiadora.

Como funciona o TAF da PF?

No TAF da PF os candidatos são avaliados fisicamente em exercícios como barra fixa, salto horizontal, corrida e até mesmo natação.

O teste serve para avaliar a resistência física dos candidatos do concurso público cobrando exercícios de alta intensidade (aeróbicos e anaeróbicos) igualmente para ambos os sexos.

Em cada modalidade, contudo, você pode encontrar aspectos diferentes entre a execução e pontuação dos testes masculinos e femininos.

Abaixo você confere mais detalhes sobre o funcionamento de cada etapa da prova.

Qual é o principal objetivo do TAF da PF?

O Teste de Aptidão Física da Polícia Federal tem como principal objetivo verificar se os candidatos possuem o condicionamento físico necessário para desempenhar as atividades policiais.

Garantindo, dessa forma, que os futuros policiais tenham um nível mínimo de aptidão física para enfrentar as demandas da profissão, que podem incluir situações que exigem resistência e vigor físico.

Etapas do TAF da PF

As etapas da prova física da Polícia Federal cobra uma resistência elevada. Veja abaixo como funciona e se prepare para a aprovação!

1. Barra fixa

Na barra fixa, a execução difere conforme o sexo. O homem deve se mover para cima e para baixo, enquanto a mulher deve permanecer parada, pendurada na barra.

A execução e pontuação dos testes acontecem da seguinte forma.

Candidatos do sexo masculino:

  • Devem se pendurar na barra com pegada livre – podem colocar as mãos em qualquer lugar da barra – mas os braços devem estar dobrados e o queixo sobre a barra. 
  • Durante esse tempo, os cotovelos devem estar retos (braços retos) e os pés não podem tocar o chão. 
  • Podem dobrar os joelhos para evitar que os pés toquem o chão, mas sem obter qualquer assistência física ou impulso.
  • Os pontos correspondem ao número de flexões realizadas.

Candidatas do sexo feminino:

  • Se pendurar na barra com uma pegada livre (pronação – palmas para frente ou supinação – palmas para trás)
  • A pontuação é contada a partir do tempo gasto na barra.

O avaliador fará a cronometragem a partir do comando “iniciar”. Os candidatos devem continuar a apoiar e permanecer firmes em suas posições originais.

É contado o tempo em que o candidato deixa o queixo tocar a barra ou chegar a uma posição abaixo do topo.

2. Impulsão horizontal

Nessa modalidade, os testes masculinos e femininos diferem apenas nos sinais a serem registrados.

Os testes são feitos em uma caixa de areia, os candidatos devem ficar atrás da linha de medição inicial, pés paralelos sem tocar na linha. 

Ao comando “iniciar”, deve-se mover os dois pés simultaneamente para pular para frente.

A determinação da distância do salto será medida desde a linha de partida até a próxima marca na areia feita por parte do corpo.

3. Natação no TAF da PF

A natação é o exame mais temido pelos candidatos, pois a prova requer técnicas específicas e os candidatos precisam se preparar com ajuda de um profissional. 

O teste requer que os candidatos saltem em uma piscina de 25 metros e nadem 50 metros (ida e volta). O limite de tempo é de 56 segundos para homens e 64 segundos para mulheres. 

É importante usar o traje adequado (sunga para homens e maiô de peça única para mulheres) e apenas os acessórios permitidos, como touca e óculos de natação. 

Os candidatos não devem parar na borda durante a virada e não podem se apoiar nas paredes, raias ou fundo da piscina. 

A correta utilização dos óculos é essencial para evitar a entrada de água, especialmente durante o mergulho. Essa etapa costuma ser a razão pela qual a maioria dos TAFs são rejeitados pela Polícia Federal. 

4. Teste de corrida

A fase de corrida geralmente é realizada em um percurso de atletismo de 400 metros, com uma corrida a cada 10 metros (medições baseadas na faixa interna da pista). 

Os pisos podem ser de asfalto, concreto, sintético, carvão, brita, cascalho e outros tipos de materiais existentes. A distância será determinada pela posição em que o corredor se encontra ao final dos 12 minutos. 

Durante esse tempo, os homens devem percorrer uma distância mínima de 2.000 metros (5 voltas). Para mulheres são exigidos 1600 metros ou voltas equivalentes.

É possível gravar o meu TAF da PF?

Sim, você pode solicitar a gravação do seu TAF. Inclusive, poderá utilizar a gravação, caso seja reprovado ou identificar alguma irregularidade na sua avaliação.

Certifique-se de seguir as regras e regulamentos estabelecidos para o TAF e obter permissão, se necessário, para realizar a gravação.

Como se preparar para TAF da PF

A preparação é o que vai determinar sucesso ou fracasso na prova física da PF! Portanto, veja como se preparar para ser aprovado!

Cronograma de treinamento para o TAF

O planejamento para o concurso é o primeiro passo para direcionar suas metas e objetivos. A elaboração de um cronograma com as suas atividades diárias pode te ajudar a manter o foco no objetivo.

Tenha em mente que, sem organização, sua evolução física pode demorar para ser desenvolvida. Para isso, você pode contar com a ajuda de profissionais orientação de exercícios físicos e manutenção da saúde.

Além disso, inclua os aquecimentos e alongamentos durante os treinamentos para evitar lesões.

Aspectos psicológicos na preparação para o TAF

A fase de preparação intensiva costuma ser um “matador de sonhos” para candidatos que não se preparam da maneira correta. 

É possível, no entanto, administrar a guerra interna procurando se conectar com o objetivo final, meditando e praticando técnicas que ajudem na calma e foco. 

Ter alguma atividade de escape ou até um psicólogo para acompanhamento pode ser a melhor saída nesse percurso.

O papel da orientação profissional na preparação para o TAF

Um profissional comprometido com resultados é essencial para guiar a sua rotina de treinos, ajustar cargas, modificar exercícios, avaliar performance. Em suma, ele mostrará o caminho e você só precisará seguir para ser aprovado.

Um dos maiores problemas na preparação para um teste de condicionamento físico é a falta de assistência médica profissional durante o processo. 

Portanto, procure um profissional, pois ele deve recomendar dieta e exercícios com intervalos que atendam às suas necessidades. Além disso, o auxílio psicológico promove o combo perfeito: domínio da prova física, gestão do nervosismo e controle da ansiedade.

Imagine que seus concorrentes não estão medindo esforços. Vá além e atinja o seu objetivo!

Conclusão

O TAF deve ser uma etapa importante em seu cronograma de preparação para o concurso. Construa um planejamento projetado para melhorar gradualmente e realize o teste de forma estratégica.

Considere também iniciar um acompanhamento psicológico, pois o emocional é um elemento importante no processo de avaliação.

Lembre-se que seu teste de aptidão física pode ser gravado e, em casos de problema na realização do teste, você poderá solicitar a filmagem. Nesse caso, um advogado especialista em concurso público poderá auxiliar você.

Agnaldo Bastos
Agnaldo Bastos

Advogado especialista em ajudar candidatos de concursos públicos que sofrem injustiças e, também, servidores públicos perante atos ilegais praticados pela Administração Pública, atuando em Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e em Ações de Ato de Improbidade Administrativa.

Artigos Relacionados

Descubra novos conteúdos relevantes para você!

Clique aqui para receber conteúdos exclusivos e fique por dentro dos melhores assuntos sobre concursos públicos e direitos dos candidatos.

Acesse nossas Redes Sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Pesquisar

Pesquisar

Últimos Artigos

Você quer falar com um Advogado Especialista sobre seu caso?

Clique no botão abaixo para você enviar sua situação e seja atendido pela equipe do escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada. Informe seus dados corretamente caso deseje contato de um especialista em concurso público, servidor público e direito militar.

Receba nossos informativo pelo celular.

Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade, por isso convidamos você a conhecê-la: Política de Privacidade

Seja bem-vindo, ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade, por isso convidamos você a conhecê-la: Política de Privacidade
Cadastre-se para receber nossos informativos gratuitamente.