Entenda os tipos de provas aplicadas em concursos públicos

Existem diversos tipos de prova para os concursos públicos. Por isso, separamos um artigo completo explicando cada um dos tipos de avaliação para você poder se preparar para cada uma delas. Veja agora quais são os tipos de provas aplicadas em concursos públicos.

Quais são os tipos de provas aplicadas em concursos públicos?

Para cada função, existem avaliações específicas que visam buscar o melhor candidato para ocupar aquela vaga. Por isso, se você está se preparando para o concurso, com certeza experimenta a ansiedade de participar de cada etapa.

Os tipos de provas aplicadas em concursos públicos são vários, como você verá a seguir. Por isso, você precisa conferir seu edital para se preparar da melhor forma.

Conheça agora todos os tipos de provas que são aplicadas em concursos públicos de todos os níveis:

  • Objetiva;
  • Discursiva;
  • Prática;
  • Oral;
  • Prova de títulos;
  • Teste Físico – TAF;
  • Prova psicológica e médica; e 
  • Formação Profissional.

Dessa forma, você pode se preparar e conquistar a tão sonhada vaga no setor público.

1. Prova objetiva

Esse é o tipo mais comum de questões, que são aplicadas em certames de nível fundamental, médio ou superior. Se trata das perguntas de marcar ‘’x’’ e, por isso, são chamadas dessa forma.

Você precisará assinalar a resposta correta dentre as opções, ou mesmo marcar certo ou errado. Além disso, para cada questão você pode ter de 4 a 5 opções de resposta e um total de 20 a 200 perguntas em todo o exame.

Esse tipo de questão é dita por muitos como a mais fácil. Isso porque ela dá as opções e com isso pode te ajudar a se lembrar da resposta correta. Ou então ver qual faz mais sentido em caso de dúvida. Ou seja, você tem apoio.

Contudo, para poder se sair bem nesse tipo de prova, você ainda precisa se preparar.

2. Prova discursiva

A prova discursiva dos concursos é uma das mais temidas e com razão, pois as questões são abertas e nelas você tem de organizar as ideias e expor sua resposta de forma clara e fundamentada.

Nessas questões, a banca avalia mais do que o seu domínio sobre o tema. Por isso, para ser aprovado(a), você precisa ser objetivo, claro(a) e usar sempre a linguagem e escrita correta.

Você vai se deparar com as questões abertas em forma de redação ou questões. O cargo e o nível do seu certame vão determinar quais tipos serão cobrados. No entanto, questões abertas são mais comuns em concursos de nível médio e superior. Mesmo assim, esteja atento (a) ao seu edital.

3. Prova prática

A etapa de prova prática em concursos visa avaliar o candidato em algum ponto exato. Essa fase também é eliminatória e pode ser aplicada após o exame escrito.

Por isso, para tomar posse, você vai precisar provar ter habilidades para o cargo, como:

  • Direção de veículos e máquinas;
  • Digitação;
  • Atividades físicas etc.

Por fim, mesmo que você tenha sido aprovado na prova escrita, se reprovar na prática, é eliminado.

4. Prova oral

Esse tipo de prova é comum em certames da área jurídica, como para os cargos de:

  • Promotor;
  • Juiz;
  • Investigador;
  • Magistrado etc.

Por isso, além dos conhecimentos  específicos, nessa etapa são considerados pontos como:

  • Clareza na exposição de ideias;
  • Uso da linguagem;
  • Vestimentas;
  • Comportamento sob pressão etc;

Desse modo, para ser aprovado(a) nesta etapa, você precisa mostrar preparo, conhecimento e postura.

5. Avaliação de Títulos

A avaliação de títulos em concursos funciona para classificar, e não eliminar. Sendo assim, você se posiciona acima (ou abaixo) dos outros candidatos conforme o seu resultado.

Embora essa prova não elimine de fato, ela pode te tirar da competição pela vaga se outro candidato obtiver a melhor pontuação.

Esse tipo de prova é mais comum em certames a nível de doutorado, mestrado e pós-graduação lato sensu, pois exigem tais títulos – daí o nome.

Para tal avaliação, também podem ser exigidos outros títulos como livros publicados, experiência na função, cursos na área, prêmios etc.

Por fim, quando o título exigido é experiência na área, é exigido uma prova no ato da inscrição. Nesse momento, se você não tiver tal experiência, não pode fazer a inscrição.

6. Teste Físico – TAF

O Teste de Aptidão Física é exigido normalmente para concursos militares, como os que se dirigem a:

  • Polícia;
  • Bombeiros;
  • Guarda Municipal etc.

Isso porque no dia a dia, a força física será necessária na função. Dessa forma, o teste funciona tanto como forma classificatória quanto eliminatória.

Os tipos de exercícios exigidos estarão nos editais e eles diferem para homens e mulheres. Por isso, se prepare o quanto antes e coloque o foco nos exercícios pedidos quando o edital sair.

7. Exames médicos e avaliação psicológica

Esse tipo de avaliação consta em algumas funções em que há a necessidade de avaliação do candidato. Nela são avaliados pontos como:

  • Personalidade;
  • Agressividade;
  • Controle emocional;
  • Impulsividade;
  • Disciplina etc.

Por isso, são aplicadas provas e exames específicos que analisam traços da personalidade. Veja o que prevê o Art. 36 do Decreto n.º 9.739/2019:

Art. 36. A realização de avaliação psicológica está condicionada à existência de previsão legal específica e estará prevista no edital do concurso público.

4º – A avaliação psicológica será realizada por meio do uso de instrumentos de avaliação psicológica capazes de aferir, de forma objetiva e padronizada, os requisitos psicológicos do candidato para o desempenho das atribuições inerentes ao cargo.

5º – O edital especificará os requisitos psicológicos que serão aferidos na avaliação.

8. Curso de Formação Profissional

Essa é a última etapa do concurso, em que você é inserido em um curso preparatório focado no cargo. No geral, os candidatos recebem uma ajuda de custo, de modo a se manter no período de estudo, que deve ser de tempo integral.

Ao final da etapa, você precisa atingir uma nota mínima na prova para passar e, assim, tomar posse do cargo.

Tipos de provas aplicadas em cada concurso público

Como pode ver, você pode ser testado de muitas formas. Porém, para cada cargo há apenas as provas necessárias para escolher o melhor candidato para tal. 

Sendo assim, os concursos não têm todas as formas de avaliação, e você deve conferir o seu edital.

Antes disso, é possível saber quais as provas aplicadas ao seu caso, analisando o cargo e o histórico da banca. Dessa forma você pode se preparar o quanto antes.

Por fim, quando o edital sair, você poderá direcionar os esforços de estudo para os pontos de melhoria e, dessa forma, aproveitar o tempo da melhor forma.

Agnaldo Bastos
Agnaldo Bastos

Advogado especialista em ajudar candidatos de concursos públicos que sofrem injustiças e, também, servidores públicos perante atos ilegais praticados pela Administração Pública, atuando em Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e em Ações de Ato de Improbidade Administrativa.

Leia mais artigos

Acompanhe nossas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja bem-vindo(a)! Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade, por isso convidamos você a conhecê-la: acesse aqui.